Mestre Eckhart – Vi sobre o Monte Sião 8

  1. Ora, é dito: «Nenhuma mentira é encontrada nas bocas deles.»
  2. Todo o tempo que eu possuo a criatura, e todo o tempo que a criatura me possui a mim, a mentira está lá, e nada disso é encontrado nas bocas deles.
  3. É sinal de que um ser humano é bom quando ele louva as pessoas de bem.
  4. Se um ser humano de bem me louva, eu sou verdadeiramente louvado, mas se um mau me louva, eu sou injuriado, na verdade.
  5. Mas se um mau me injuria, eu sou verdadeiramente louvado.
  6. «A boca fala da abundância do coração.»
  7. É sempre um sinal dum ser humano de bem quando fala voluntariamente de Deus, porque as pessoas falam voluntariamente daquilo que as ocupa.
  8. Aqueles que manejam ferramentas falam voluntariamente de ferramentas, aqueles que que se ocupam de sermões falam voluntariamente de sermões.
  9. Um ser humano de bem só fala voluntariamente de Deus.1

Notas

  1. A união do ser humano com a criatura é uma mentira. Com a boca a falar da abundância do coração, o ser humano bom só gosta de falar de Deus. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Vi sobre o Monte Sião 8