Mestre Eckhart – Quem me está a ouvir 2

  1. Três coisas nos impedem de ouvir a palavra eterna.
  2. A primeira é a corporalidade, a segunda é a multiplicidade, e a terceira é a temporalidade.
  3. Se o ser humano tivesse vencido essas três coisas, ele habitaria na eternidade, ele habitaria no Espírito, ele habitaria na unidade e no deserto, e lá ele ouviria a Palavra eterna.
  4. Agora Nosso Senhor diz: «Ninguém ouve a minha palavra, nem o meu ensinamento, a menos que se tenha renunciado a si mesmo.»
  5. Porque aquele que quiser ouvir a palavra de Deus tem que se ter renunciado completamente a si mesmo.
  6. O que ouve é idêntico ao que é ouvido, na Palavra eterna.
  7. Tudo o que ensina o Pai Eterno, é o seu ser, e a sua natureza, e toda a sua Divindade; ele revela-nos isso inteiramente no seu Filho único, e ensina-nos a sermos esse mesmo Filho.
  8. O ser humano que tivesse assim saído de si mesmo, por forma a ser o Filho único, teria como propriamente seu tudo aquilo que pertence propriamente ao Filho único.
  9. O que quer que Deus opere e o que quer que ensine, ele opera e ensina tudo no seu Filho único.
  10. Deus opera todas as suas obras a fim de que sejamos o Filho único.
  11. Quando Deus vê que nós somos o Filho único, ele precipita-se tão impetuosamente para nós, ele apressa-se e faz exatamente como se o seu ser divino fosse quebrar-se e aniquilar-se em si próprio, a fim de nos revelar todo o abismo da sua Divindade e a plenitude do seu ser e da sua natureza; Deus tem pressa de ser o nosso bem próprio, assim como ele é o seu bem próprio.
  12. Aqui, Deus tem alegria e deleite na plenitude.
  13. O ser humano está então no conhecimento de Deus, e no amor de Deus, e não se torna em nada mais do que aquilo que Deus é ele próprio.1

Notas

  1. Três coisas o impedem: a corporalidade, a multiplicidade, ou seja as criaturas, e a temporalidade, como Eckhart nos disse no sermão anterior. Deus dá-nos tudo, ele próprio, no seu Filho único, e convida-nos a ser esse mesmo Filho. «Quando Deus vê que nós somos o Filho único, ele precipita-se tão impetuosamente para nós, ele apressa-se e faz exatamente como se o seu ser divino fosse quebrar-se e aniquilar-se em si próprio, a fim de nos revelar todo o abismo da sua Divindade e a plenitude do seu ser e da sua natureza.» Então o ser humano torna-se naquilo que Deus é ele próprio. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Quem me está a ouvir 2