Mestre Eckhart – Quem me está a ouvir 1

Sermão 12 - Quem me está a ouvir

  1. «Quem me está a ouvir.»1
  2. A frase que eu disse em latim é pronunciada pela sabedoria eterna do Pai e significa: «Quem me ouve não fica confundido; se alguma coisa o confunde, é a sua confusão.
  3. Quem opera em mim não peca.
  4. Quem me manifesta e derrama a minha luz terá a vida eterna.»
  5. Destes três pequenos textos que eu citei, cada um bastaria para um sermão.
  6. Primeiro quero falar sobre o que diz a sabedoria eterna: «Quem me ouve não fica confundido.»
  7. Quem quiser ouvir a sabedoria eterna do Pai tem que estar no interior, tem que estar em si, tem que ser um; então, pode ouvir a sabedoria eterna do Pai.3

Notas

  1. O ponto de partida do sermão são os versículos do Eclesiástico 24, 30-31: «Qui audit me.» [  ]
  2. Na sua Contribuição para a História do processo de Eckhart (Ligugé, 1926), o padre Théry chama a este sermão de «um verdadeiro compêndio dos principais erros de Eckhart», o que, numa linguagem menos hostil ao mestre, significa que este sermão contém alguns dos seus temas essenciais. Existem conexões certas entre este sermão e muitos outros, como se pode constatar por uma simples leitura, e eles foram pregados com um curto intervalo uns dos outros, provavelmente todos em Colónia. Este, foi no mosteiro beneditino dos Santos Macabeus. [  ]
  3. «No interior», «estar em si», significa viver no «fundo» da sua alma; é lá que o ser humano ouvirá a sabedoria eterna do Pai. [  ]
[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Quem me está a ouvir 1