Mestre Eckhart – Nos seus dias agradou a Deus 10

  1. Eu falei duma potência na alma; na sua primeira efusão, ela não apreende Deus enquanto bondade; ela não apreende Deus enquanto verdade; ela penetra e continua a procurar, e apreende Deus na sua unidade e na sua solidão; ela apreende Deus no seu deserto e no seu próprio fundo.
  2. É por isso que ela não se satisfaz com nada e continua a procurar o que é Deus na sua Divindade e na particularidade da sua própria natureza.
  3. Diz-se que nenhuma união é maior do que aquela que faz que três Pessoas sejam um só Deus.
  4. Em seguida, diz-se que nenhuma união é maior do que entre Deus e a alma.
  5. Quando a alma recebe um beijo da Divindade, ela adquire toda a sua perfeição e a sua beatitude, então ela é abraçada pela unidade.
  6. No primeiro contato em que Deus tocou na alma, e a toca como incriada e incriável, a alma é, por esse contato de Deus, tão nobre quanto Deus ele próprio.
  7. Deus toca-lhe segundo ele próprio.1
  8. Preguei um dia em latim, e era o dia da Trindade, e disse: a distinção provém da Unidade: a distinção na Trindade.
  9. A Unidade é a distinção e a distinção é a Unidade.
  10. Quanto maior é a distinção, maior é a Unidade, porque é uma distinção sem distinção.
  11. Se lá houvessem mil pessoas, no entanto, não haveria lá nada mais para além da Unidade.
  12. Quando Deus olha para a criatura, ele assim dá-lhe o seu ser; quando a criatura olha para Deus, ela recebe assim o seu ser.
  13. A alma tem um ser espiritual e conhecedor; é por isso que lá onde está Deus, lá está a alma, e lá onde está a alma, lá está Deus.

Notas

  1. Lemos no nosso sermão: «No primeiro contato em que Deus tocou na alma, e a toca como incriada e incriável, a alma é, por esse contato de Deus, tão nobre quanto Deus ele próprio. Deus toca-lhe segundo ele próprio.» Sobre os termos «incriado» e «incriável», ver o Anexo Incriado e Incriável. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nos seus dias agradou a Deus 10