Mestre Eckhart – Tem piedade do povo que está em ti 5
- Que povo está em Deus?
- São João diz: «Deus é amor, e aquele que reside no amor reside em Deus e Deus nele.»
- Apesar de São João dizer que o amor une, o amor nunca transporta para Deus, ele aglutina talvez.
- O amor não une, de nenhuma maneira; o que está unido, ele agarra-o e liga-o um ao outro.
- O amor une na operação, não no ser.
- Os melhores mestres dizem que o intelecto despoja totalmente e agarra Deus na sua nudez, o Ser puro, tal qual ele é em si próprio.
- O conhecimento faz a sua penetração através da verdade e da bondade, ele projeta-se sobre o Ser puro e agarra Deus na sua nudez, tal qual ele é sem nome.
- Eu digo: nem o conhecimento, nem o amor unem.
- O amor agarra Deus ele próprio em tanto que ele é “bom”, e se o nome «bondade» escapasse a Deus, o amor nunca o poderia avançar.
- O amor toma Deus sob uma pelagem, sob uma vestimenta.
- O intelecto não faz assim; o intelecto agarra Deus tanto quanto ele é “conhecido” nele, mas ele nunca o pode agarrar no mar da sua insondabilidade.
- Eu digo: acima dum e do outro, do conhecimento e do amor, está a misericórdia; lá, Deus opera a misericórdia no mais elevado e no mais puro que Deus pode operar.1
Notas
- São João diz que o amor une, mas o amor une na operação, não no ser. Ele aglutina, agarra e liga firmemente aquilo que já está unido. Os melhores mestres dizem que o intelecto alcança Deus na sua nudez: «O conhecimento faz a sua penetração através da verdade e da bondade, ele projeta-se sobre o Ser puro e agarra Deus na sua nudez, tal qual ele é sem nome.» Como ele já tinha exposto mais amplamente no sermão 2 «Jesus entrou num castelo», nem o conhecimento, nem o amor, unem no sentido que ele entende. O amor agarra Deus segundo o seu atributo de bondade, e como Eckhart não teme as metáforas fortes, fala de pelagem, de vestimenta. Por outro lado, o intelecto agarra Deus, não no mar da sua insondabilidade, mas tal qual ele o conhece. Acima do conhecimento e do amor está a misericórdia, no sentido que o pregador a definiu previamente: «Lá, Deus opera a misericórdia no mais elevado e mais puro que Deus pode operar.» [ ↑ ]
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