Mestre Eckhart – Tem piedade do povo que está em ti 6

  1. Um mestre pronuncia uma bela frase: existe dentro da alma não se sabe o quê de misterioso e de escondido e bem mais elevado do que lá onde se difundem as potências que são o intelecto e a vontade.
  2. Santo Agostinho exprime-se assim: Da mesma forma que é impossível dizer de onde o Filho saiu do Pai, na primeira efusão, existe na alma, não sei o quê, com efeito secreto, acima da primeira difusão, de onde saíram o intelecto e a vontade.
  3. Um mestre, que melhor falou da alma, diz que todo o saber humano não pode nunca penetrar o que é a alma no seu fundo.
  4. Para compreender o que é a alma, é preciso um conhecimento sobrenatural.
  5. Da difusão das potências da alma dentro das obras, nós não sabemos nada – na realidade, nós sabemos qualquer coisa, mas é pouco.
  6. O que a alma é no seu fundo, ninguém sabe nada.1
  7. O que se pode saber acerca disso deve ser sobrenatural e dado pela graça: lá, Deus opera a misericórdia. Amém.2

Notas

  1. «O que a alma é no seu fundo, ninguém sabe nada. O que se pode saber acerca disso deve ser sobrenatural e dado pela graça: lá, Deus opera a misericórdia», repete Mestre Eckhart. Quer dizer, com toda a evidência, a união. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 88-91. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tem piedade do povo que está em ti 6