Mestre Eckhart – Tem piedade do povo que está em ti 4

  1. Um mestre diz: A mais alta operação que Deus alguma vez realizou dentro de todas as criaturas, é a misericórdia.
  2. O mais misterioso e o mais escondido, mesmo o que ele alguma vez operou dentro dos anjos, é levado para o alto dentro da misericórdia, dentro da obra da misericórdia tal qual ela é em si própria e tal qual ela é em Deus.
  3. O que quer que Deus opere, a primeira difusão é a misericórdia, não aquela que faz com que ele perdoe ao ser humano o seu pecado ou que um ser humano tenha piedade dum outro ser humano; pelo contrário, o mestre quer dizer: a obra mais elevada que Deus opera é a misericórdia.
  4. Um mestre diz: a obra de misericórdia é de tal forma aparentada de Deus que, se «verdade», «riqueza» e «bondade» designam Deus, uma designando-o mais do que a outra, a obra mais elevada de Deus, é a misericórdia; ela significa que Deus estabelece a alma no mais elevado e no mais puro que ela é capaz de receber, na vastidão, no mar, no mar insondável; lá, Deus opera a misericórdia.
  5. É por isso que o profeta diz: «Senhor, tem piedade do povo que está em ti.»1

Notas

  1. Neste sermão, centrado principalmente na misericórdia, Eckhart dá a esta palavra um sentido completamente diferente do seu sentido habitual, portanto tem o cuidado de a definir: não aquela misericórdia que faz com que Deus perdoe ao ser humano o seu pecado, ou que um ser humano tenha piedade doutro ser humano; «ela significa que Deus estabelece a alma no mais elevado e no mais puro que ela é capaz de receber, na vastidão, no mar, no mar insondável.» É portanto, mais uma vez aqui, a união com Deus que Mestre Eckhart evoca com termos diferentes daqueles que emprega mais frequentemente. Aquilo que se segue prova bem que se trata da mesma realidade. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tem piedade do povo que está em ti 4