Mestre Eckhart – Assim se manifestou o amor de Deus 3

  1. Eis o segundo sentido: «Ele enviou-o para dentro do mundo.» Nós devemos aqui entender o mundo sublime que contemplam os anjos.
  2. Como devemos nós ser? Nós devemos estar lá com todo o nosso amor e todo o nosso desejo, como diz Santo Agostinho: Aquilo que o ser humano ama, ele torna-se nisso, no amor.
  3. Diremos nós então: Quando o ser humano ama Deus, ele torna-se Deus?
  4. Parece ser uma blasfémia.
  5. Dentro do amor que damos, não há dois, mas um e união, e dentro do amor eu sou mais Deus do que sou eu próprio.1
  6. O profeta diz assim: «Eu disse, vocês são deuses e os filhos do Altíssimo.»
  7. Parece estranho que o ser humano possa, desta maneira, tornar-se Deus dentro do amor: é no entanto verdade dentro da eterna verdade.
  8. Nosso Senhor Jesus Cristo mostra-o.

Notas

  1. «Deus enviou o Filho para o mundo». O pregador acabou de nos dizer que nós devemos viver na eternidade. Ele retoma essa mesma ideia dando-lhe uma outra expressão: estar dentro do «mundo sublime que contemplam os anjos», com o nosso amor e o nosso desejo. Ele invoca Santo Agostinho para fazer admitir a dificuldade do seu propósito: aquilo que o ser humano ama, ele torna-se na coisa amada dentro do amor. «Diremos então: quando o ser humano ama Deus, ele torna-se Deus? Parece ser uma blasfémia. Dentro do amor que damos, não há dois, mas um e união, e dentro do amor eu sou mais Deus do que sou eu próprio.» [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Assim se manifestou o amor de Deus 3