Mestre Eckhart – O melhor dom 9

  1. Terceiro texto: «do Pai das luzes».
  2. Por esta palavra «Pai», compreende-se a filiação, e a palavra «Pai» significa um puro engendrar, e uma vida de todas as coisas.
  3. O Pai engendra o Filho dentro do conhecimento eterno, e da mesma forma o Pai engendra o Filho dentro da alma, como dentro da sua própria natureza, e ele engendra-o dentro da alma para que ela o tenha em próprio, e pertence ao seu ser o engendrar o seu Filho dentro da alma, quer ele tenha nisso alegria ou pesar.
  4. Perguntaram-me, um dia, o que faz o Pai no céu.
  5. Eu disse: «Ele engendra o seu Filho, e esse ato é para ele tão deleitável, e agrada-lhe tanto, que ele não faz nada mais senão engendrar o seu Filho, e ambos fazem florir o Espírito Santo.»
  6. O Pai engendra o seu Filho em mim, eu sou o mesmo Filho e não um outro; sem dúvida nós somos diferentes em humanidade, mas lá, eu sou o mesmo Filho e não um outro: «Sendo Filhos, nós somos verdadeiros herdeiros.»
  7. Aquele que conhece a verdade, sabe bem que a palavra «Pai» traz em si um puro engendrar, e significa ter filhos.
  8. É por isso que nós estamos dentro desse Filho, e somos o próprio Filho.1

Notas

  1. O pregador chaga agora à conclusão: «O Pai das luzes», continuação da carta de São Tiago (1, 17). «O Pai engendra eternamente o seu Filho em mim, eu sou o mesmo filho e não um outro.» Eckhart cita a carta aos Romanos 8, 17: «Sendo Filhos, nós somos herdeiros.» Na condição que nós estejamos «em baixo», quer dizer, na mais profunda humildade. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O melhor dom 9