Mestre Eckhart – Agora sei verdadeiramente 4

  1. Os mestres dizem que o ‘ser’ e o ‘conhecimento’ são tudo ‘um’, porque aquilo que não existe, também não se conhece; é aquilo que tem mais ser que se conhece também mais, ora como Deus tem um ser sobre-eminente, ele ultrapassa também todo o conhecimento, assim como eu disse anteontem no meu sermão precedente1: a alma é estabelecida na pureza primeira, na impressão da pura essência onde ela saboreia Deus antes que ele revista verdade ou cognoscibilidade, lá onde toda a denominação é rejeitada: lá ela conhece mais puramente, lá ela recebe o ser na conformidade.
  2. É por isso que Paulo diz: Deus reside numa luz para a qual não há acesso.
  3. Ele reside na essência da sua pureza própria, na qual ele não tem atributos.2
  4. Aquilo que lá é contingente, deve ser afastado.
  5. Ele é uma pura habitação nele próprio, onde não há nem isto nem aquilo, porque o que é em Deus é Deus.3
  6. Um mestre pagão diz que as potências que planam por baixo de Deus têm uma ligação a Deus, e apesar de elas terem em si um ser próprio, elas têm no entanto uma ligação Àquele que não tem nem começo nem fim, porque nada de estrangeiro pode penetrar em Deus.
  7. Vocês têm uma testemunha no céu: ele não pode receber nenhuma impressão estrangeira segundo um modo estrangeiro.

Notas

  1. Segundo Josef Quint, este sermão precedente é o sermão 23: os termos empregues aqui e lá são idênticos. [  ]
  2. Eckhart insiste na união: a alma é estabelecida na pureza primeira, na impressão da pura essência, onde ela saboreia Deus antes que ele se revista de verdade ou cognoscibilidade... quer dizer, sem os seus atributos: Sabedoria, Justiça, Bondade e outros, mas lá onde ele é a Divindade. [  ]
  3. Esta frase, deste sermão, atraiu o furor dos críticos de Mestre Eckhart. Eles traduziram assim esta frase que se encontra duas vezes neste sermão: ‘Tudo o que existe é Deus’, o que reflete um sentido nitidamente panteísta, enquanto que o original ‘tudo o que é em Deus é Deus’, apenas propõe um lugar comum à escolástica. E, diz Josef Quint, a tradição manuscrita é unânime quanto às duas citações. Temos aqui uma prova mais da forma como os ataques contra Mestre Eckhart eram realizados. [  ]
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