Mestre Eckhart – Agora sei verdadeiramente 3

  1. «Agora eu sei verdadeiramente que me enviou o seu anjo.»
  2. Quando Deus envia o seu anjo à alma, ela torna-se verdadeiramente conhecedora.
  3. Não é em vão que Deus entregou a chave a São Pedro, porque Pedro significa ‘conhecimento’; ora o conhecimento tem a chave e abre, e penetra, e fura, e encontra Deus sem véu e diz então à sua companheira, a vontade, aquilo que ele tomou posse, apesar de ele já ter tido previamente a vontade, porque aquilo que eu quero, eu o procuro.1
  4. O conhecimento precede.2
  5. O conhecimento é uma princesa, ela procura a soberania no mais elevado e mais puro; ela transmite-o à alma, e a alma transmite-o à natureza, e a natureza a todos os sentidos corporais.
  6. A alma é tão nobre, naquilo que ela tem de mais elevado e de mais puro, que os mestres não conseguem encontrar um nome para ela.
  7. Eles dão-lhe o nome de ‘alma’ segundo que ela anima o corpo.
  8. Ora os mestres dizem que depois da primeira difusão da Divindade, onde o Filho sai do Pai, o anjo mais próximo de Deus é formado.
  9. É certamente verdadeiro: a alma é formada segundo Deus na sua parte mais alta, mas o anjo é uma imagem mais próxima de Deus.
  10. Tudo do anjo é formado segundo Deus.
  11. É por isso que o anjo é enviado à alma, a fim de que ele a retorne a essa mesma imagem segundo a qual ele é formado, porque o conhecimento provém da semelhança.
  12. Ora como a alma tem a possibilidade de conhecer todas as coisas, ela nunca repousa antes de chegar à primeira imagem onde todas as coisas são ‘um’, e lá ela repousa, quer dizer, em Deus.3
  13. Em Deus nenhuma criatura é mais nobre que outra.

Notas

  1. Como se Mestre Eckhart sentisse algum arrependimento de dar à vontade um lugar tão pequeno, acrescenta: «... ele (o conhecimento) diz então à sua companheira, a vontade, aquilo que ele tomou posse, apesar de ele já ter tido previamente a vontade, porque aquilo que eu quero, eu o procuro...» [  ]
  2. Apesar da flutuação dos termos, o pensamento de Eckhart permanece compreensível: é o conhecimento que se apodera da unidade de Deus, não a vontade. [  ]
  3. Os mestres ensinam que o anjo é o que está mais próximo de Deus (anjo significa ‘aquele que leva uma mensagem’), é por isso que ele é enviado à alma afim de a retornar à «primeira imagem», a imagem original, Deus, onde todas as coisas são ‘um’. [  ]
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