Mestre Eckhart – Agora sei verdadeiramente 5

  1. Eis o que se passa: aquilo que chega a Deus é transformado; tão mínimo quanto seja, quando nós o levamos a Deus, ele escapa a si próprio.
  2. Eis uma comparação.
  3. Se eu possuo a sabedoria, eu não a sigo eu próprio.
  4. Eu posso adquirir a sabedoria, eu também a posso perder, mas o que está em Deus é Deus, isso não lhe pode escapar.
  5. Está estabelecido na natureza divina, porque a natureza divina é tão poderosa que tudo o que lhe é oferecido ou bem lá está absolutamente inserido, ou permanece absolutamente no exterior.
  6. Ora escutem esta maravilha!
  7. Visto que Deus transforma nele próprio coisas de tão pouco valor, o que crêem então vocês que ele faça à alma que ele honrou com a imagem dele próprio?
  8. Que Deus nos ajude a chegar lá. Amém.1

Notas

  1. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 57-60. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Agora sei verdadeiramente 5