Mestre Eckhart – Agora sei verdadeiramente 2

  1. Ora Pedro diz: «Agora eu conheço verdadeiramente.»
  2. Donde vem aqui este conhecimento verdadeiro?
  3. Vem do fato que é uma luz divina que não engana ninguém.
  4. Por outro lado, vem do fato que se conhece lá simplesmente e puramente sem véu.
  5. É por isso que Paulo diz: «Deus reside na luz para a qual não há acesso.»
  6. Os mestres dizem que a sabedoria que nós aprendemos aqui permanecerá lá para nós.
  7. Mas Paulo diz que ela passará.
  8. Um mestre diz: O conhecimento puro, mesmo aqui, neste corpo, esconde em si uma tão grande alegria que a alegria de todas as coisas criadas é exatamente como um nada em comparação com a alegria que existe no conhecimento puro.
  9. No entanto, tão nobre que ela seja, ela é no entanto contingente, e tão pequena quanto uma palavra comparada ao mundo inteiro, tão pequena é toda a sabedoria que nós podemos aprender aqui, em comparação com a pura e simples verdade.
  10. É por isso que Paulo diz que ela passará.
  11. Mesmo se ela permanecesse, ela seria verdadeiramente como uma insensata, e como se ela não fosse nada em comparação com a pura verdade que se conhece lá.
  12. A terceira razão pela qual se conhece verdadeiramente, é que as coisas que se vêem aqui submetidas à mudança, são conhecidas lá como sendo imutáveis e são recebidas lá absolutamente integrais e próximas umas das outras, porque o que aqui é distante, é lá próximo, todas as coisas estando lá presentes.
  13. Aquilo que aconteceu no primeiro dia, aquilo que acontecerá no último dia, está lá no presente.1

Notas

  1. Neste parágrafo do sermão, Eckhart estabelece uma espécie de controvérsia entre «os mestres» que pensam que os conhecimentos adquiridos aqui em baixo permanecem na eternidade, e São Paulo que o nega; mas, pensa Eckhart, mesmo se esse conhecimento permanecesse, ele sereria como um insensato, comparado com a pura verdade que será dada lá em cima, porque tudo o que nós vemos aqui, submetido à mudança, será lá imutável e próximo, presente e fora do tempo. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Agora sei verdadeiramente 2