Mestre Eckhart – Jesus entrou num castelo 10

  1. Como eu disse no início deste sermão: «Jesus subiu a um pequeno castelo forte e aí foi recebido por uma pessoa virgem que era uma mulher.»
  2. Porquê? Era absolutamente necessário que ela fosse uma virgem e também uma mulher.
  3. Ora eu disse-vos que Jesus foi recebido, mas eu não vos disse o que é o pequeno castelo forte.
  4. Eu quero portanto falar disso agora.
  5. Eu disse por vezes que existe no espírito uma potência que só ela é livre.
  6. Por vezes eu disse que ela é uma guarda do espírito, por vezes eu disse que ela é uma luz do espírito, por vezes eu disse que ela é uma pequena centelha, mas agora eu digo: ela não é nem isto nem aquilo, no entanto ela é uma qualquer coisa que é mais elevada acima disto e daquilo do que o céu é elevado acima da terra.
  7. É por isso que eu a nomeio agora duma maneira mais nobre do que eu alguma vez a nomeei, e no entanto ela nega tanto a sua nobreza, como o modo, e ela está bem acima.
  8. Ela é livre do todos os nomes, desprovida de todas as formas, absolutamente desobstruída e livre, como Deus é desobstruído e livre em si próprio.
  9. Ela é tão absolutamente um e simples como Deus é um e simples, por forma que não se é capaz, segundo nenhum modo, de olhar para lá.
  10. Essa mesma potência que eu falei, na qual Deus floresce e verdeja com toda a sua divindade e o espírito em Deus – dentro dessa mesma potência o Pai dá nascimento ao seu Filho único, tão verdadeiramente quanto em si próprio, porque ele vive verdadeiramente dentro dessa potência, e o espírito dá nascimento, ao mesmo tempo que o Pai, a esse mesmo Filho único e a ele mesmo, o mesmo Filho, e ele é o mesmo Filho dentro dessa luz e ele é a verdade.
  11. Se vocês conseguissem reconhecer isto com o meu coração, vocês compreenderiam o que eu digo, porque é verdade e a verdade o diz ela própria.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou num castelo 10