Mestre Eckhart – Jesus entrou num castelo 9

  1. Se tu queres verdadeiramente saber se o teu sofrimento é de ti ou de Deus, tu o reconhecerás assim: se o sofrimento vem de ti, qualquer que seja o seu modo, esse sofrimento faz-te sofrer e é penoso de suportar.
  2. Mas se tu sofres por Deus, e só por Deus, esse sofrimento não te faz sofrer e não te é pesado, porque Deus leva o fardo.
  3. Com toda a verdade, se existisse um ser humano que quisesse sofrer por Deus, unicamente por Deus apenas, e se todo o sofrimento que todos os seres humanos alguma vez suportaram e que sofre o mundo inteiro se abatesse sobre ele, isso não o faria sofrer e também não lhe seria pesado, porque Deus levaria o fardo.
  4. Se alguém colocasse um quintal (100kg) sobre a minha nuca e se em seguida um outro o suportasse sobre a minha nuca, eu carregaria cem tão bem quanto um único, porque isso não me pesaria e também não me faria sofrer.
  5. Resumidamente: o que quer que o ser humano sofra por Deus, e por Deus apenas, Deus torna isso fácil e suave para ele.1

Notas

  1. Aqui, Mestre Eckhart faz um desenvolvimento relativamente longo sobre o sofrimento. Se o ser humano sofrer «por Deus», quer dizer, se ele consentir, mais uma vez, em se desapropriar do seu próprio ‘sofrimento’, assim como fez das ‘imagens’ e das ‘obras’, é Deus que carregará o seu fardo. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou num castelo 9