Mestre Eckhart – Jesus entrou no templo 4

  1. Para além disso, eu disse que Nosso Senhor disse assim àqueles que ofereciam rolas no Templo: «Tirem isso, levem isso!»
  2. Ele não expulsou as gentes, não as repreendeu muito, mas falou-lhes com benevolência: «Tirem isso!» como se quisesse dizer: Não é mal, no entanto cria obstáculos à verdade pura.
  3. Essas gentes são todas gentes de bem que realizam as suas obras unicamente por Deus e não procuram nas suas obras o seu próprio bem, mas elas estão nas suas obras agarradas ao seu próprio eu, ao tempo e ao número, ao antes e ao depois.
  4. Nas suas obras, um obstáculo opõe-se para elas à suprema verdade: elas deveriam ser livres e desprendidas como é livre e desprendido Nosso Senhor Jesus Cristo que, em todo o tempo e fora do tempo, se recebe sem cessar de novo do seu Pai celeste e, nesse mesmo instante, sem cessar nasce perfeitamente de volta com um louvor reconhecido na grandeza paterna, em igual dignidade.1
  5. O ser humano deveria ser assim, por forma que quisesse tornar-se acessível à mais alta verdade e viver sem antes e sem depois, sem ser travado por todas as obras e todas as imagens das quais alguma vez teve conhecimento, desprendido e livre, recebendo sem cessar de novo neste agora o dom divino, e em resposta dando-lhe nascimento sem obstáculo nessa mesma luz em Nosso Senhor Jesus Cristo, com um louvor reconhecido.
  6. Assim, as rolas teriam partido, quer dizer os obstáculos e o agarrar ao bem próprio em todas as suas obras que no entanto são boas, nas quais o ser humano não se procura a si próprio.
  7. É por isso que Nosso Senhor diz com benevolência: «Tirem isso, levem isso!» como se quisesse dizer: Está bem, mas cria obstáculos.

Notas

  1. Eckhart trata das relações intimas da alma com Deus. Jesus recebe-se, em todo o tempo e fora do tempo, do seu Pai celeste, para refluir sem cessar para ele. Igualmente, o ser humano liberto das obras e das «imagens», quer dizer das representações intelectuais, recebe na intemporalidade o dom divino e dá-o à luz por seu turno em Nosso Senhor Jesus Cristo. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou no templo 4