Mestre Eckhart – Jesus entrou no templo 3

  1. Eu digo ainda mais: todo o tempo que o ser humano procura em todas as suas obras o que quer que seja de tudo o que Deus pode dar ou quer dar, este ser humano é semelhante a esses mercadores.
  2. Se tu queres estar completamente desprendido do mercantilismo a fim de que Deus te admita nesse templo, tu deves fazer tudo aquilo que sejas capaz em todas as tuas obras, tu deves fazê-lo unicamente para o louvor de Deus, e nisso tu deves ser tão desprendido quanto é desprendido o nada que não está nem aqui nem ali.
  3. Tu não deves desejar absolutamente nada em troca.
  4. Quando tu ages assim, as tuas obras são espirituais e divinas, então os mercadores são todos expulsos do templo e Deus fica lá sozinho, porque esse ser humano só tem Deus em vista.
  5. Vejam, o templo é assim libertado de todos os mercadores.
  6. Vejam, o ser humano que não tem em vista nem ele próprio nem o que quer que seja, senão apenas Deus e a honra de Deus, é verdadeiramente livre e desprendido de todo mercantilismo em todas as suas obras e não procura o seu próprio bem, da mesma forma que Deus é desprendido em todas as suas obras, e livre, e não procura o seu próprio bem.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou no templo 3