Mestre Eckhart – Jesus entrou no templo 2

  1. Então, tomem bem nota! Quem eram as gentes que aí compravam e vendiam, e quem são elas ainda agora?
  2. Prestem-me bem atenção! Agora só quero falar das gentes de bem.1
  3. No entanto, eu quero desta vez indicar quem eram, e ainda quem são agora, esses mercadores que compravam e vendiam assim, e ainda o fazem agora, que Nosso Senhor expulsou e pôs fora.
  4. E ele ainda o faz agora para com todos aqueles que compram e vendem nesse templo: ele não quer lá deixar nenhum deles.
  5. Vejam, são todos uns mercadores, aqueles que se guardam dos pecados grosseiros, que gostariam de ser gente de bem e que realizam as suas boas obras pela honra de Deus, tais como jejuar, fazer vigílias, rezar, e outras coisas semelhantes, todos os tipos de boas obras, no entanto, eles as realizam a fim de que Nosso Senhor lhes dê qualquer coisa em troca ou que Deus faça em troca qualquer coisa que lhes seja agradável: são todos uns mercadores.
  6. É preciso compreendê-lo neste sentido grosseiro, porque eles querem dar uma coisa em troca da outra e dessa forma traficar com Nosso Senhor.
  7. Eles estão enganados fazendo esse comércio.
  8. Porque se eles dessem tudo o que eles têm e realizassem tudo o que podem, se eles dessem por Deus tudo o que têm e realizassem absolutamente tudo por Deus, Deus não seria de modo nenhum considerado como tendo que dar ou fazer o que quer que seja por eles, a menos que Deus o quisesse voluntariamente e gratuitamente.
  9. Porque aquilo que eles são, eles o são por Deus e o que eles têm, eles o têm de Deus e não deles próprios.
  10. É por isso que Deus não lhes deve absolutamente nada em troca das obras deles e dos dons deles, a menos que Deus o queira fazer voluntariamente, pela sua graça, não por causa das obras deles nem dos dons deles, porque eles não dão nada que seja deles, eles também não agem por eles próprios, como o próprio Cristo disse: «Sem mim, vocês não podem fazer nada.»
  11. São gentes completamente insensatas que querem assim comerciar com Nosso Senhor; eles não conhecem da verdade senão pouca coisa ou mesmo nada.
  12. Foi por isso que Nosso Senhor correu com eles do Templo e os expulsou de lá.
  13. A luz e as trevas não podem ficar juntas. Deus é a verdade e uma luz em si próprio.
  14. Portanto, quando Deus entra nesse templo, ele expulsa de lá a ignorância, que são as trevas e ele revela-se a ele próprio como luz e verdade.
  15. Então os mercadores partiram quando a verdade foi reconhecida, e a verdade não deseja nenhum mercantilismo.
  16. Deus não procura o seu bem próprio; em todas as suas obras Deus é desprendido e livre, e ele as realiza por verdadeiro amor.
  17. É assim que faz o ser humano que está unido a Deus; ele é, também, desprendido e livre em todas as suas obras, ele as realiza apenas por honra de Deus sem procurar o seu bem próprio, e Deus realiza as obras nele.

Notas

  1. Mestre Eckhart previne os seus auditores que só falará das «gentes de bem» e evidentemente para eles: aqueles que realizam os deveres vulgares do cristão, sendo o seu objetivo de os chamar a uma maior dignidade. Assim como Cristo expulsou os vendilhões do Templo, a alma deve expulsar todo o criado para que Deus estabeleça nela a sua residência. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou no templo 2