Imitação de Cristo - 4.17. Do desejo ardente de receber Jesus Cristo

  1. Alma: Senhor, eu desejo receber-vos com um amor piedoso e ardente, com toda a ternura e afeto do meu coração, como vos desejaram, na Comunhão, tantos santos e fiéis que vos foram tão caros por causa das suas vidas puras e da sua fervorosa piedade.
  2. Oh meu Deus! Amor eterno, meu único bem, minha felicidade eterna, eu desejo receber-vos com todo o fervor, com todo o respeito com que cada um dos vossos santos sentiu por vós.
  3. E apesar de eu ser indigno de sentir esses admiráveis sentimentos de amor, eu ofereço-vos, no entanto, todo o afeto do meu coração, como se eu só estivesse animado por esses desejos inflamados que vos são tão agradáveis.
  4. Tudo o que uma alma piedosa pode conceber e desejar, eu vos apresento, eu vos ofereço, com um profundo respeito e um vivo ardor.
  5. Não quero reservar nada para mim, mas quero oferecer-vos, sem reservas, o sacrifício de mim próprio, e de tudo o que é meu.
  6. Senhor meu Deus, meu Criador e meu Redentor, eu desejo receber-vos hoje com tanto fervor e respeito, com tanto zelo pela vossa glória, com tanta gratidão, santidade, amor, fé, esperança e pureza, com que vos desejou e vos recebeu a vossa santa Mãe, a gloriosa Virgem Maria, quando o anjo lhe anunciou o mistério da Encarnação, e ela respondeu com piedosa humildade: «eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra» (Lucas 1, 38).
  7. E assim como o vosso bendito precursor, o maior dos santos, João Batista, quando ainda estava no ventre da sua mãe, estremeceu de alegria na vossa presença, por um movimento do Espírito Santo, e que, vendo-vos em seguida conversar com as pessoas, disse com um terno amor e humilhando-se profundamente: «Quando o amigo do esposo está perto dele e o ouve, regozija-se muito por lhe ouvir a voz» (João 3, 29), assim eu gostaria de ser inflamado com os mais santos, os mais ardentes desejos, e oferecer-me a vós com toda a afeição do meu coração.
  8. É por isso que eu vos ofereço todos os júbilos de amor e de alegria, os êxtases, os arrebatamentos, as revelações, as visões celestes de todas as almas santas, juntamente com a homenagem de todas as criaturas do céu e da terra; eu os ofereço a vós, assim como as suas virtudes, por mim e por todos aqueles que se recomendaram às minhas orações, para que eles celebrem dignamente os vossos louvores e vos glorifiquem eternamente.
  9. Senhor meu Deus, recebei os meus votos, e o desejo que me anima de vos louvar, de vos bem-dizer com um amor imenso e infinito, devido à vossa inefável grandeza.
  10. Isto é o que eu vos ofereço, e o que eu gostaria de vos oferecer em cada dia e em cada momento, e eu rezo e eu conjuro, com todo o meu coração, todos os espíritos celestes e todos os vossos fiéis servos, de se unirem a mim para vos louvarem e vos prestarem dignas ações de graças.
  11. Que todos os povos, todas as tribos, todas as línguas louvem e celebrem, em transportes de alegria e de amor, a doçura e a santidade do vosso nome.
  12. Que todos os que oferecem os mistérios divinos com reverência e com piedade, e que os recebem com plena fé, encontrem em vós graça e misericórdia, e que rezem fervorosamente por mim, pobre pecador.
  13. E quando, depois de se unirem a vós segundo os seus piedosos desejos, se retirarem da santa Mesa, saciados e consolados maravilhosamente, que eles se dignem lembrar-se de mim, que definho na indigência.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.17. Do desejo ardente de receber Jesus Cristo