Imitação de Cristo - 4.16. Que devemos expor as nossas necessidades a Cristo e pedir-lhe a sua graça

  1. Alma: Senhor, cheio de ternura e de bondade, que eu desejo receber neste momento com piedoso respeito, vós conheceis a minha enfermidade e as minhas urgentes necessidades; vós sabeis em quantos males e vícios estou imerso, quais são as minhas tristezas, as minhas tentações, as minhas perturbações e as minhas nódoas.
  2. Venho até vós em busca do remédio para obter algum alívio e consolo.
  3. Falo com Aquele que sabe tudo, que vê tudo o que há de mais secreto dentro de mim, e que é o único que me pode ajudar e consolar perfeitamente.
  4. Vós sabeis quais são os bens que me são principalmente necessários, e quão pobre sou em virtude.
  5. Aqui estou diante de vós, pobre e nu, pedindo a vossa graça, implorando a vossa misericórdia.
  6. Satisfazei este mendigo faminto, aquecei a minha frieza com o fogo do vosso amor, iluminai as minhas trevas com a luz da vossa presença.
  7. Transformai para mim todas as coisas da terra em amargura; fazei com que tudo o que é difícil e doloroso para mim fortaleça a minha paciência; que eu despreze e esqueça tudo o que é criado, tudo o que passa.
  8. Elevai o meu coração até vós no céu, e não me deixeis vagar sobre a terra.
  9. Que, a partir deste momento e para sempre, nada seja agradável para mim, exceto apenas vós, porque vós sois o meu alimento, a minha bebida, o meu amor, a minha alegria, a minha doçura e todo o meu bem.
  10. Oh! Porque não posso eu, inflamado pela vossa presença, ser transformado em vós, por forma a que eu me torne num espírito convosco, pela graça duma união íntima e pela efusão dum amor ardente?
  11. Não permitais que eu me afaste de vós sem estar saciado e dessedentado; mas exercei para comigo da mesma misericórdia que muitas vezes exercestes para com os vossos santos, duma maneira tão maravilhosa.
  12. Quem poderia ficar surpreendido que, ao me aproximar de vós, eu fosse completamente consumido pelo vosso ardor, visto que vós sois um fogo que arde sempre e nunca se apaga, um amor que purifica os corações e que ilumina a inteligência!
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.16. Que devemos expor as nossas necessidades a Cristo e pedir-lhe a sua graça