Imitação de Cristo - 4.18. Que não se procure penetrar no mistério da Eucaristia, mas submeter os sentidos à Fé

  1. Cristo: Evita o desejo curioso e inútil de sondares este mistério profundo, se não quiseres mergulhar num abismo de dúvidas. «Aquele que quiser sondar a majestade do Altíssimo, será oprimido pela sua glória» (Provérbios 25, 27).
  2. Deus pode fazer mais do que o ser humano consegue entender.
  3. Não se proíbe a busca humilde e piedosa da verdade, contanto que se esteja sempre pronto a deixar-se instruir, e que se apegue fielmente à santa doutrina dos Pais.
  4. Feliz a simplicidade que deixa o caminho das questões difíceis, para andar no caminho reto e seguro dos mandamentos de Deus.
  5. Muitos perderam a piedade querendo aprofundar aquilo que é impenetrável.
  6. O que se exige de ti, é a fé e uma vida pura, não uma inteligência que penetre nas profundezas dos mistérios de Deus.
  7. Se tu não compreendes o que está abaixo de ti, como compreenderias o que está acima?
  8. Submete-te humildemente a Deus, cativa a tua razão sob o jugo da fé, e receberás a luz da ciência conforme te for útil ou necessária.
  9. Muitos são violentamente tentados na fé deste Sacramento; mas isso deve ser imputado menos a eles do que ao inimigo.
  10. Não te perturbes, não discutas com os teus pensamentos, não respondas às dúvidas que o diabo te sugere; mas crê na palavra de Deus, crê nos seus santos e nos seus profetas, e o espírito de malícia fugirá para longe de ti.
  11. Muitas vezes, é muito útil que um servo de Deus seja testado assim. Porque o diabo não tenta os infiéis e os pecadores, que já são seus; mas ataca e atormenta de várias maneiras as almas piedosas e fiéis.
  12. Vai, pois, com uma fé simples e inabalável, e recebe o Sacramento com um respeito humilde.
  13. Confia na onipotência de Deus naquilo que não compreendes.
  14. Deus não engana; mas aquele que acredita demais em si próprio muitas vezes é enganado.
  15. Deus aproxima-se dos simples, revela-se aos humildes, «dá inteligência aos pequeninos» (Salmos 119(118), 130), e esconde a sua graça dos curiosos e dos orgulhosos.
  16. A razão humana é fraca e engana-se facilmente; mas a verdadeira fé não pode ser enganada.
  17. A razão e todas as pesquisas naturais devem seguir a fé, e não precedê-la ou combatê-la.
  18. Porque a fé e o amor elevam-se acima de tudo, e operam de maneira desconhecida no muito santo e muito augusto Sacramento.
  19. Deus, eterno, imenso, infinitamente poderoso, faz coisas grandes e incompreensíveis no céu e na terra, e ninguém consegue penetrar nas suas maravilhas.
  20. Se as obras de Deus fossem tais que a razão humana pudesse compreender facilmente, elas deixariam de ser maravilhosas, e não poderiam ser chamadas de inefáveis.

F I M

[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.18. Que não se procure penetrar no mistério da Eucaristia, mas submeter os sentidos à Fé