Imitação de Cristo - 4.3. Que é útil tomar a Comunhão com frequência

  1. Alma: Venho a vós, Senhor, para gozar do vosso dom, e saborear a alegria do banquete sagrado «que, na vossa ternura, vós, meu Deus, preparastes para os pobres» (Salmos 68(67), 10).
  2. Em vós está tudo o que eu posso, tudo o que devo desejar; vós sois a minha salvação e a minha redenção, a minha esperança e a minha força, a minha felicidade e a minha glória.
  3. «Alegrai» hoje, pois, «a alma do vosso servo, porque levantei o meu espírito a vós» (Salmos 86(85), 4), Senhor Jesus.
  4. Desejo receber-vos agora com um respeito cheio de amor; eu desejo que vós entreis na minha casa para merecer ser abençoado por vós como Zaqueu, e ser contado entre os filhos de Abraão.
  5. O vosso corpo, eis o objeto ao qual a minha alma aspira; o meu coração arde por estar unido a vós.
  6. Entregai-vos a mim, e este dom me basta.
  7. Porque sem vós, nada me consola.
  8. Não posso estar sem vós, e não poderia viver se vós não viésseis até mim.
  9. Portanto, é necessário que eu me aproxime de vós com frequência, e que eu vos receba como suporte da minha vida, para que não caia desfalecido no caminho, se for privado desse alimento celeste.
  10. Foi assim, misericordioso Jesus, que pregando aos povos e curando-os de várias enfermidades, dissestes um dia: «Não quero enviá-los de barriga vazia para casa, para que não lhes faltem as forças no caminho» (Mateus 15, 32).
  11. Portanto, dignai-vos proceder da mesma forma comigo, vós que quisestes permanecer no vosso Sacramento para a consolação dos fiéis.
  12. Porque vós sois o doce alimento da alma; e, quem vos come dignamente, receberá a herança da glória eterna.
  13. Como necessito, eu que caio e peco tantas vezes, que me deixo levar tão rapidamente à tibieza e ao desânimo, o renovar-me, o purificar-me, o reanimar-me, com orações e confissões frequentes, e receber o vosso corpo sagrado! para que não abandone as minhas resoluções, se me abstiver dele por muito tempo.
  14. «Porque as inclinações do ser humano inclinam-no para o mal desde a infância» (Génesis 8, 21); e se ele não é sustentado por este remédio divino, ele enterra-se cada vez mais fundo.
  15. A sagrada Comunhão remove o mal e fortalece o bem.
  16. Se, portanto, agora eu sou tão frequentemente negligente e morno quando tomo a Comunhão ou quando celebro o Santo Sacrifício, o que seria de mim se renunciasse a esse alimento salutar e me privasse desse poderoso socorro?
  17. Assim, apesar de eu não estar todos os dias suficientemente disposto para celebrar os mistérios divinos, terei o cuidado de abordá-los nos tempos convenientes e de participar numa tão grande graça.
  18. Porque é o principal consolo da alma fiel, «enquanto viaja longe de vós num corpo mortal» (1 Coríntios 5, 6), o lembrar-se frequentemente do seu Deus e o receber o seu amado num coração inflamado pelo amor.
  19. Ó prodígio da vossa ternura para conosco! Vós, Senhor meu Deus, que dais o ser e a vida a todos os espíritos, o vos dignardes vir a uma pobre alma miserável e, com a vossa divindade e toda a vossa humanidade, saciardes a sua fome.
  20. Ó feliz, mil vezes feliz a alma que dignamente vos recebe, a vós seu Senhor e seu Deus, e saboreia com plenitude a alegria da vossa presença!
  21. Oh! como é grande o Senhor que ela recebe! como é amável o anfitrião que ela possui! como é gentil e fiel o companheiro e amigo que se entrega a ela! como é belo o esposo que ela abraça! como é nobre e digno de ser amado acima de tudo o que se pode amar, e de tudo o que é desejável!
  22. Que o céu e a terra, nos seus magníficos ornamentos, se calem diante de vós, ó meu bem amado! porque tudo o que admiramos de beleza neles, eles têm-no de vós, «cuja sabedoria não tem limites» (Salmos 147(146), 5), e eles nunca se aproximarão da vossa beleza soberana.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.3. Que é útil tomar a Comunhão com frequência