Imitação de Cristo - 4.2. Como Deus manifesta a sua bondade e o seu amor no Sacramento da Eucaristia

  1. Alma: Cheio de confiança na vossa bondade e na vossa grande misericórdia, aproximo-me de vós, Senhor; doente, venho ao meu Salvador; consumido pela fome e pela sede, chego à fonte da vida; pobre, venho ao Rei do céu; escravo, venho ao meu Mestre; criatura, venho ter com aquele que me fez; desolado, venho ter com o meu terno consolador.
  2. Mas o que há neste miserável que vos leva a vir até ele?
  3. O que sou eu para que vós vos deis a mim?
  4. Como ousa um pecador aparecer diante de vós? e como vós vos dignais a vir até este pecador?
  5. Vós conheceis o vosso servo, e sabeis que não há nada de bom nele que mereça esta graça.
  6. Por isso, confesso a minha baixeza, reconheço a vossa bondade, bendigo a vossa misericórdia, e dou graças pela vossa imensa caridade.
  7. Pois é por vós, e não pelos meus méritos, que os usais desta forma, para que eu conheça melhor a vossa ternura e que, inflamado por um amor maior, eu aprenda a humilhar-me mais perfeitamente, com o vosso exemplo.
  8. E, visto que é assim que vos agrada, e que foi assim que ordenastes, eu recebo com alegria a graça que vós vos dignais conceder-me; e que a minha iniquidade não seja um obstáculo!
  9. Ó terno e bom Jesus! que respeito, que louvores perpétuos não vos devemos pela recepção do vosso Corpo sagrado, tão elevado acima de tudo o que pode ser expresso pela linguagem humana!
  10. Mas no que pensarei quando o receber, quando me aproximar do meu Senhor, a quem não consigo reverenciar tanto quanto devo, mas que desejo ardentemente receber?
  11. Que pensamento melhor, e mais salutar, do que me rebaixar profundamente diante de vós, e exaltar a vossa infinita bondade para comigo!
  12. Eu vos louvo, meu Deus, e quero louvar-vos eternamente.
  13. Eu desprezo-me e confundo-me diante de vós, no abismo da minha abjeção.
  14. Vós sois o Santo dos santos, e eu sou a escória dos pecadores. Vós curvai-vos para mim, que não sou digno de levantar os olhos para vós.
  15. Vós vindes até mim, vós quereis estar comigo, vós convidais-me para a vossa mesa.
  16. Vós quereis dar-me a comer um alimento celeste, «o pão dos Anjos» (Salmos 78(77), 24), que não é mais senão vós mesmo, «ó pão vivo! que descestes do céu, e que dais vida ao mundo» (João 6, 48-54).
  17. Esta é a fonte do amor, e o triunfo da vossa misericórdia. Quantas ações de graças e louvores vos devemos por este benefício!
  18. Ó salutar desígnio que vós concebestes ao instituirdes o vosso Sacramento! Ó doce e delicioso banquete, onde vós vos entregais em alimento!
  19. Como as vossas obras são maravilhosas, Senhor! Como o vosso poder é grande! Como a vossa verdade é inefável!
  20. «Vós dissestes, e tudo foi feito» (Salmos 148, 5), e nada foi feito senão aquilo que vós ordenastes.
  21. Coisa maravilhosa, que ninguém consegue entender, mas na qual todos devem acreditar, que vós, Senhor meu Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, estais inteiramente contido na menor parte das espécies do pão e do vinho, e que sem ser consumido, vós sejais comido por aquele que vos recebe.
  22. Soberano mestre do universo, vós que, não tendo necessidade de ninguém, contudo quisestes habitar em nós pelo vosso Sacramento, conservai a minha alma e o meu corpo imaculados para que eu possa celebrar mais vezes os vossos santos mistérios com a alegria de uma consciência pura, e receber para minha salvação eterna aquilo que vós instituístes principalmente para a vossa glória, e para perpetuar para sempre a memória do vosso amor.
  23. Alegra-te, minha alma, e dá graças a Deus por tão magnífico dom, tão amável consolação, que ele te deixou neste vale de lágrimas.
  24. Porque todas as vezes que se celebra este mistério, e que recebemos o corpo de Jesus Cristo, nós próprios consumimos a obra da sua redenção, e participamos em todos os méritos de Cristo.
  25. Porque a caridade de Jesus Cristo nunca enfraquece, e a sua infinita propiciação nunca se esgota.
  26. Tu deves, portanto, preparar-te sempre para esta ação santa por uma renovação do espírito, e meditares atentamente neste grande mistério da salvação.
  27. Quando tu celebrares o sacrifício divino, ou quando assistires a ele, ele deve parecer-te tão grande, tão novo, tão digno de amor como se, nesse mesmo dia, Jesus Cristo descesse pela primeira vez no seio da Virgem e se fizesse homem, ou que, pendurado na cruz, sofresse e morresse pela salvação dos seres humanos.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.2. Como Deus manifesta a sua bondade e o seu amor no Sacramento da Eucaristia