Imitação de Cristo - 3.56. Que devemos renunciar a nós próprios e imitar Jesus Cristo carregando a cruz

  1. Cristo: Meu filho, tu só entrarás em mim na medida em que saíres de ti próprio.
  2. Assim como possuímos a paz dentro de nós próprios quando não desejamos nada no exterior, assim a renúncia interior nos une a Deus.
  3. Quero que aprendas a renunciar a ti próprio com perfeição suficiente para te submeteres à minha vontade sem relutância e sem murmuração.
  4. Segue-me: «eu sou a via, a verdade e a vida» (João 14, 6).
  5. Sem a via não avançamos; sem a verdade não conhecemos; sem a vida não vivemos.
  6. Eu sou a via que tu deves seguir, a verdade que tu deves acreditar, a vida que tu deves esperar.
  7. Eu sou a via que não se extravia, a verdade que não engana, a vida que nunca termina.
  8. Eu sou a via reta, a verdade soberana, a vida verdadeira, a vida bem-aventurada, a vida incriada.
  9. Se tu permaneceres na minha via, «tu conhecerás a verdade, e a verdade te livrará, e tu obterás a vida eterna» (João 8, 32).
  10. «Se tu queres entrar na vida, guarda os meus mandamentos» (Mateus 19, 17).
  11. Se tu queres saber a verdade, acredita em mim.
  12. «Se tu queres ser perfeito, vende tudo o que tens» (Mateus 19, 21).
  13. «Se tu queres ser meu discípulo, renuncia a ti próprio» (Lucas 9, 23).
  14. Se tu queres possuir a vida bem-aventurada, despreza a vida presente.
  15. Se tu queres ser elevado ao céu, humilha-te sobre a terra.
  16. Se tu queres reinar comigo, carrega a cruz comigo; porque, só os servos da cruz encontram a via da beatitude e da verdadeira luz.
  17. Alma: Senhor Jesus, visto que a vossa vida foi pobre e o mundo a desprezou, permiti-me imitar-vos e ser também desprezado pelo mundo.
  18. «Pois não é maior o servo do que o seu senhor, nem o discípulo mais do que o mestre» (Mateus 10, 24).
  19. Permiti que o vosso servo trabalhe a formar-se na vossa vida, porque é aí que está a minha salvação e a verdadeira santidade. Tudo o que eu leio, tudo o que eu ouço, fora dessa vida celeste, não me consola nem me satisfaz plenamente.
  20. Cristo: Meu filho, «visto que tu leste e sabes todas essas coisas, serás feliz se as praticares» (João 13, 17).
  21. «Aquele que conhece e observa os meus mandamentos, esse é o que me ama; e eu também o amarei, e me manifestarei a ele» (João 14, 21), e falo-ei sentar-se comigo no reino do meu Pai.
  22. Alma: Senhor Jesus, que se faça segundo a vossa palavra e a vossa promessa; tornai-me digno dessa felicidade imensa. Recebi a cruz da vossa mão; vou carregá-la, sim, vou carregá-la como vós quereis, até à morte.
  23. Certamente, a vida de um bom religioso é uma cruz, mas uma cruz que conduz à glória.
  24. Eu comecei, não me é mais permitido voltar para trás; não há como parar.
  25. Vamos, meus irmãos, caminhemos juntos, Jesus estará conosco.
  26. Por Jesus, tomamos a cruz; continuemos, por Jesus, a carregar a cruz.
  27. Ele será o nosso apoio, aquele que é o nosso chefe e o nosso guia. Eis que o nosso Rei caminha diante de nós; ele combaterá por nós.
  28. Sigamos com coragem, que nada nos assuste; estejamos prontos para morrer generosamente nesta guerra, «e não manchemos a nossa glória» (1 Macabeus 9, 10) com a vergonha de termos fugido da cruz.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.56. Que devemos renunciar a nós próprios e imitar Jesus Cristo carregando a cruz