Imitação de Cristo - 3.55. Da corrupção da natureza e da eficácia da graça divina

  1. Alma: Senhor meu Deus, que me haveis criado à vossa imagem e semelhança, concedei-me esta graça cuja excelência e necessidade de salvação me mostrastes, para que eu possa vencer a minha natureza corrupta, que me arrasta para o pecado e para a perdição.
  2. «Porque eu sinto na minha carne a lei do pecado que contradiz a lei do espírito» (Romanos 7, 23), e me submete aos sentidos para que eu lhes obedeça como escravo.
  3. Não consigo resistir às paixões que eles despertam em mim, se vós não me socorreis, reanimando o meu coração pelo derramamento da vossa santa graça.
  4. A vossa graça, e uma graça muito grande, é necessária para vencer a natureza, «inclinada para o mal desde a infância» (Génesis 8, 21).
  5. Porque, caído em Adão, nosso primeiro pai, e depravado pelo pecado, essa nódoa passa para todos os seres humanos, e eles sofrem com ela, de modo que esta mesma natureza, que vós criastes na justiça e na retidão, apenas recorda a fraqueza e a desordem duma natureza corrompida, porque, entregue a si mesma, o seu próprio movimento só a conduz ao mal e às coisas da terra.
  6. A pouca força que lhe resta é como uma centelha escondida por baixo das cinzas.
  7. É esta razão natural, cercada de trevas profundas, ainda sabendo discernir o bem do mal, o verdadeiro do falso, mas impotente para realizar o que ela aprova, porque ela não possui a plena luz da verdade, e porque todos os seus afetos estão doentes.
  8. É por isso, meu Deus, que «eu me regozijo na vossa lei segundo o ser humano interior» (Romanos 7, 22), reconhecendo «que os vossos mandamentos são bons, justos e santos» (Romanos 7, 12), que condenam todo mal e se afastam do pecado.
  9. Mas, «na minha carne, estou submetido à lei do pecado» (Romanos 7, 25), obedecendo mais aos sentidos do que à razão, «querendo o bem mas não tendo forças para realizá-lo» (Romanos 7, 18).
  10. É por isso que, muitas vezes, tomo boas resoluções; mas, faltando a graça que ajuda a minha fraqueza, ao menor obstáculo eu cedo e caio.
  11. Eu descubro a via da perfeição e vejo claramente aquilo que tenho que fazer; mas, oprimido pelo peso da minha corrupção, não me elevo para nada de perfeito.
  12. Oh! como a vossa graça, Senhor, me é necessária para começar o bem, para o continuar e para o completar! Porque sem ela, nada posso fazer; mas «tudo posso em vós, quando a vossa graça me fortalece» (Filipenses 4, 13).
  13. Ó graça verdadeiramente celeste, sem a qual os nossos méritos e dons da natureza não são nada!
  14. As artes, as riquezas, a beleza, a força, o génio, a eloquência não têm nenhum preço, Senhor, aos vossos olhos, sem a graça.
  15. Porque, os dons da natureza são comuns aos bons e aos maus, mas a graça ou a caridade é o dom próprio dos eleitos; ela é o sinal pelo qual reconhecemos aqueles que são dignos da vida eterna.
  16. Tal é a excelência dessa graça, que nem o dom da profecia, nem o poder de realizar milagres, nem a mais alta contemplação, podem ser considerados como sendo algo sem ela.
  17. Nem a fé, nem a esperança, nem as outras virtudes vos agradam sem a graça e sem a caridade.
  18. Ó bem-aventurada graça, que ao pobre de espírito tornais rico em virtudes, e ao que possui grandes bens tornais humilde de coração!
  19. Vinde, descei em mim, enchei-me desde a manhã com a vossa consolação, para que a minha alma, exausta, árida, não desfaleça de cansaço.
  20. Eu imploro a vossa graça, ó meu Deus! Eu só a quero a ela; «pois a vossa graça me basta» (2 Coríntios 12, 9), ainda que me falte tudo o que a natureza deseja.
  21. Se eu for provado, atormentado por muitas tribulações, eu não temerei nenhum mal, enquanto a vossa graça estiver comigo.
  22. Ela é a minha força, o meu conselho, o meu apoio. Ela é mais poderosa do que todos os inimigos, e mais sábia do que todos os sábios.
  23. Ela ensina a verdade e regula a conduta; é a luz do coração e a sua consolação na angústia; ela expulsa a tristeza, dissipa o medo, alimenta a piedade, produz as lágrimas.
  24. O que sou eu sem ela, senão uma madeira seca, um ramo estéril que só serve para deitar fora?
  25. «Que a vossa graça, Senhor, portanto, me impeça e me acompanhe sempre; que ela me torne constantemente atento à prática das boas obras: eu vos conjuro por Jesus Cristo, vosso Filho. Assim seja» (Oração do 16º domingo depois de Pentecostes).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.55. Da corrupção da natureza e da eficácia da graça divina