Imitação de Cristo - 3.57. Que não nos devemos deixar abater demasiado quando cometemos alguns erros

  1. Cristo: Meu filho, a paciência e a humildade nos revezes agradam-me mais do que muita alegria e fervor na prosperidade.
  2. Por que te entristeces por uma pequena falta que te é atribuída?
  3. Mesmo se ela fosse mais séria, tu não deverias perturbar-te com ela.
  4. Portanto, não faças caso; não é uma coisa nova, nem é a primeira vez que isso te acontece, e não será a última, se viveres muito tempo.
  5. Tu tens muita coragem quando não te acontece nenhuma contrariedade.
  6. Tu até sabes aconselhar bem os outros e fortalecê-los com os teus discursos.
  7. Mas quando te surge uma aflição repentina, falta-te o conselho e a força.
  8. Considera a tua extrema fragilidade, que tantas vezes sentiste nas mais pequenas coisas.
  9. E, no entanto, Deus só permite que seja assim para a tua salvação.
  10. Repele do teu coração, tanto quanto puderes, tudo o que o perturba. Se ele ficou surpreendido, que não se deixe abater, mas que se liberte imediatamente.
  11. Sofre pelo menos com paciência, se não conseguires sofrer com alegria.
  12. Quando te afligires por ouvires certas coisas e te sentires indignado, modera-te e cuida para que não te escapem palavras que sejam demasiado fortes e escandalizem os fracos.
  13. A tua emoção logo acalmará, e o regresso da graça suavizará a amargura interior.
  14. Eu continuo vivo, diz o Senhor, para te socorrer e consolar mais do que nunca, se confiares em mim e se me invocares com fervor.
  15. Arma-te com a tua constância e prepara-te para sofreres ainda mais.
  16. Nem tudo está perdido, apesar de muitas vezes tu seres perturbado e tentado violentamente.
  17. Tu és um ser humano, não um Deus; tu és de carne, não um anjo.
  18. Como conseguirias tu manter-te sempre num grau igual de virtude quando essa perseverança falhou ao anjo no céu e ao primeiro ser humano no paraíso?
  19. Sou eu que amparo e liberto aqueles que gemem; e elevo até mim aqueles que reconhecem a sua enfermidade.
  20. Alma: Senhor, abençoada seja a vossa palavra; «ela é para mim mais doce do que o mel na boca» (Salmos 19(18), 10).
  21. O que faria eu no meio de tantas aflições e angústias, se vós não me reanimásseis com as vossas santas palavras?
  22. Desde que eu finalmente chegue ao porto da salvação, pouco me importa se sofro e quanto sofro.
  23. Concedei-me um final feliz: permiti-me passar feliz deste mundo para o outro.
  24. Recordai-vos de mim, meu Deus, e guiai-me pela via reta para o vosso reino. Que assim seja.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.57. Que não nos devemos deixar abater demasiado quando cometemos alguns erros