Imitação de Cristo - 3.46. Que devemos confiar em Deus, quando somos assaltados por palavras injuriosas

  1. Cristo: Meu filho, fica firme e tem esperança em mim.
  2. Afinal, o que são meras palavras?
  3. São um barulho vão: elas ferem o ar, mas não quebram a pedra.
  4. Se tu és culpado, lembra-te que o teu desejo deve ser o de te corrigires. Se a tua consciência não te censura de nada, pensa que deves sofrer com alegria essa leve dor por Deus.
  5. É o mínimo que, de vez em quando, tu suportes algumas palavras, tu que ainda não consegues suportar provações mais duras.
  6. E porque é que essas pequenas coisas atingem o teu coração, se não é porque tu ainda és carnal, e demasiado ocupado com os julgamentos das pessoas?
  7. Temes o desprezo, e por isso não queres ser censurado pelos teus erros, e procuras desculpas para encobri-los.
  8. Perscruta melhor o teu coração, e reconhecerás que o mundo ainda vive em ti, assim como o vão desejo de agradar às pessoas.
  9. Porque, a tua relutância em seres humilhado, confundido pelas tuas fraquezas, prova que tu não tens uma humildade sincera, que tu não estás «verdadeiramente morto para o mundo, e que o mundo não está crucificado para ti» (Gálatas 6, 14).
  10. Escuta a minha palavra, e ficarás pouco inquieto com todas as palavras das pessoas.
  11. Quando elas disserem contra ti tudo o que a malícia mais negra consegue inventar, como é que isso te prejudicaria, se tu deixasses isso passar como uma palha levada pelo vento?
  12. Perderias um único fio do teu cabelo?
  13. Aquele cujo coração não está fechado em si mesmo, e que não tem Deus sempre presente, é facilmente perturbado por uma palavra de censura.
  14. Mas aquele que confia em mim, e que não se apoia no seu próprio julgamento, não temerá nada das pessoas.
  15. Porque sou eu que conheço, e que julgo, o que é secreto.
  16. Eu conheço a verdade de todas as coisas, quem fez a injúria, e quem a padeceu.
  17. Aquela palavra, veio de mim; aquele evento, fui eu quem o permitiu «para que fossem revelados os pensamentos de muitos corações» (Lucas 2, 35).
  18. Eu julgarei o inocente e o culpado; mas com um julgamento secreto, antes, eu quis testar um e o outro.
  19. O testemunho das pessoas muitas vezes engana, mas o meu julgamento é verdadeiro; permanecerá e não será abalado.
  20. Na maioria das vezes, está escondido e poucas pessoas o descobrem em cada coisa; no entanto, ele nunca erra, e não pode errar, embora nem sempre pareça justo aos olhos dos insensatos.
  21. É, portanto, a mim que deves reportar o julgamento sobre tudo, sem nunca confiares no teu próprio parecer.
  22. «O justo não se perturbará, aconteça-lhe o que acontecer» (Provérbios 10, 21) pela ordem de Deus.
  23. Pouco lhe importará que seja acusado injustamente. E se outros o defenderem e conseguirem justificá-lo, ele também não conceberá uma alegria vã.
  24. Porque ele se lembrará «que sou eu quem sonda os corações» (Salmos 7, 9), e que eu não julgo pelo exterior, nem pelas aparências humanas.
  25. Aquilo que parece louvável ao julgamento das pessoas, é muitas vezes criminoso aos meus olhos.
  26. Alma: Senhor, meu Deus, juiz infinitamente justo, forte e paciente, que conheceis a fragilidade humana e a sua inclinação para o mal, sede a minha força e toda a minha confiança; porque a minha consciência não é suficiente para mim.
  27. Vós sabeis aquilo que eu não sei; assim, eu devo rebaixar-me sob todas as censuras e suportá-las com paciência.
  28. Perdoai-me, na vossa bondade, todas as vezes em que eu não agi dessa maneira, e dai-me mais abundantemente a graça que me ensina a sofrer.
  29. Porque, eu devo contar muito mais com a vossa grande misericórdia para obter o perdão, do que com a minha aparente virtude, para justificar o que a minha consciência oculta.
  30. «Apesar de eu não me censurar de nada, não fico, no entanto, justificado por isso» (1 Coríntios 4, 4); porque sem a vossa misericórdia, «nenhum ser humano se encontrará justo na vossa presença» (Salmos 143(142), 2).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.46. Que devemos confiar em Deus, quando somos assaltados por palavras injuriosas