Imitação de Cristo - 3.47. Que é preciso estar pronto para sofrer pela vida eterna tudo o que há de mais penoso

  1. Cristo: Meu filho, que os trabalhos que tu empreendeste por mim não quebrem a tua coragem, e que as aflições não te derrubem inteiramente; mas que em tudo o que acontece, a minha promessa te console e te fortaleça.
  2. Eu sou suficientemente poderoso para te recompensar para além de todos os limites e de todas as medidas.
  3. Tu não trabalharás aqui por muito tempo, nem viverás sempre sobrecarregado com dores.
  4. Espera um pouco, e logo verás o fim dos teus males.
  5. Chegará a hora em que o trabalho e a perturbação cessará.
  6. Tudo o que passa com o tempo é pouca coisa e não dura muito.
  7. Faz o que tens a fazer; trabalha fielmente na minha vinha, e eu próprio serei a tua recompensa.
  8. Escreve, lê, canta os meus louvores, geme, fica em silêncio, reza, sofre corajosamente as adversidades; a vida eterna é digna de todos esses combates, e de ainda maiores.
  9. «Há um dia, conhecido do Senhor», em que a paz virá; e «não haverá mais dia nem noite» (Zacarias 14, 7) como nesta terra, mas uma luz perpétua, um esplendor infinito, uma paz inalterável, um repouso garantido.
  10. Então tu não dirás mais: «Quem me livrará deste corpo mortal?» (Romanos 7, 24).
  11. Nem clamarás: «Ai de mim, que se dilata o meu desterro!» (Salmos 120(119), 6).
  12. Porque «a morte será destruída (Isaías 25, 8), e a salvação será eterna; não haverá mais angústia, mas uma alegria arrebatadora, uma sociedade de glória e de felicidade.
  13. Oh! se tu tivesses visto, no céu, as coroas imortais dos santos! com que estado glorioso resplandecem esses seres humanos a quem o mundo desprezou e considerou indignos de viver! imediatamente, certamente, tu te prostrarias no pó, e preferirias estar abaixo de todos do que acima de um único.
  14. Tu não desejarias os dias felizes desta vida; mas antes, alegrar-te-ias em sofrer por Deus, e considerarias que o maior ganho era seres considerado como nada entre as pessoas.
  15. Oh! se tu saboreasses essas verdades, se elas penetrassem até ao fundo do teu coração, como ousarias reclamar, mesmo que uma só vez?
  16. Existe alguma coisa penosa que não devas suportar pela vida eterna?
  17. Não é pouca coisa ganhar ou perder o reino de Deus.
  18. Então, levanta os olhos para o céu. Aqui estou, e comigo todos os meus santos; eles travaram neste mundo um grande combate; e agora regozijam-se, agora estão consolados e livres do medo, agora repousam, e habitarão para sempre comigo no reino do meu Pai.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.47. Que é preciso estar pronto para sofrer pela vida eterna tudo o que há de mais penoso