Imitação de Cristo - 3.45. Que não devemos acreditar em todos, e que é difícil manter uma medida sábia nas nossas palavras

  1. Alma: «Ajudai-me, Senhor, na tribulação, porque a salvação não vem dos seres humanos» (Salmos 60(59), 11).
  2. Quantas vezes procurei em vão a fidelidade onde pensava que a encontraria?
  3. E quantas vezes a encontrei onde menos esperava?
  4. Vaidade portanto é esperar nos seres humanos.
  5. Mas vós sois, meu Deus, a salvação dos justos.
  6. Abençoado sejais, Senhor, em tudo o que nos acontece.
  7. Somos fracos e mutáveis, uma ninharia nos seduz e nos abala.
  8. Quem é o ser humano tão vigilante e tão reservado, que nunca cai em nenhuma surpresa, nem em nenhuma perplexidade?
  9. Mas aquele, meu Deus, que confia em vós, e que vos procura na simplicidade do seu coração, não vacila tão facilmente.
  10. E se ele passar por alguma aflição, se estiver envolvido nalgum constrangimento, vós logo o resgatareis ou o consolareis, porque vós não abandonais para sempre aquele que espera em vós.
  11. O que há de mais raro do que um amigo fiel, que não se afasta quando o infortúnio oprime o seu amigo?
  12. Senhor, somente vós sois constantemente fiel, e nenhum amigo é comparável a vós.
  13. Oh! Que sabedoria no que dizia esta santa alma: «O meu coração está estabelecido e fundado em Jesus Cristo» (Santa Ágata).
  14. Se fosse assim comigo, eu ficaria menos perturbado com medo das pessoas, e menos movido com as suas palavras maliciosas.
  15. Quem pode prever, quem pode desviar todos os males que estão para vir? Se aqueles que previmos muitas vezes ainda doem, o que será daqueles que nos atingem inesperadamente?
  16. Porque, infeliz que sou, não tomei precauções mais seguras para mim?
  17. Porque também tive tanta credulidade nos outros?
  18. Mas nós somos seres humanos, e nada mais que pessoas frágeis, apesar de muitos acreditarem em nós ou nos chamarem de anjos.
  19. Em quem acreditarei, Senhor, senão em vós?
  20. Vós sois a verdade que não engana e que não pode ser enganada.
  21. Pelo contrário, «todo ser humano é mentiroso» (Salmos 62(61), 9), fraco, inconstante, frágil, principalmente nas suas palavras; de modo que dificilmente se pode acreditar, mesmo no que parece mais verdadeiro do que ele diz.
  22. Com quanta razão vós, sabiamente, nos advertistes para desconfiarmos das pessoas; porque «os inimigos do ser humano são os da sua própria casa» (Miquéias 7, 2; Mateus 10, 36); e para que se alguém dissesse: «Cristo está aqui, ou está ali» (Mateus 24, 23), não devíamos acreditar.
  23. Uma experiência difícil iluminou-me; fico feliz se ela me servir para me tornar menos insensato e mais vigilante!
  24. Seja discreto, alguém me disse, seja discreto; o que eu lhe digo é só para si. E enquanto eu estou calado e acredito no segredo, ele mesmo não consegue guardar o silêncio que me pediu; mas no momento em que ele me trai, trai-se a si mesmo e vai-se embora.
  25. Afastai de mim, Senhor, essas confidências enganosas; não permitais que eu caia nas mãos dessas pessoas indiscretas, ou que me pareça com elas.
  26. Colocai na minha boca palavras invariáveis e verdadeiras; e que a minha língua seja estranha a todo artifício. Do que não consigo suportar nos outros, devo proteger-me cuidadosamente.
  27. Oh! como é bom, como é necessário para a paz, o calar-me sobre os outros, o não acreditar em tudo indiscriminadamente, nem repetir tudo sem reflexão, o descobrir-me apenas a poucas pessoas, o buscar-vos sempre como testemunha do meu coração, o não me deixar levar por qualquer vento de palavras, mas desejar que tudo dentro de mim e fora de mim se realize conforme a vossa vontade.
  28. Mais, é um caminho seguro, para conservar a graça celeste, o fugir do que tem brilho aos olhos das pessoas, o não buscar o que parece atrair a admiração delas, o trabalhar arduamente para adquirir o que produz fervor e corrige a vida!
  29. A quantas pessoas foi funesta uma virtude conhecida e louvada cedo demais!
  30. Quantos frutos, pelo contrário, outras tiraram duma graça preservada em silêncio durante esta vida frágil, que não é mais do que uma tentação e uma guerra contínua!
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.45. Que não devemos acreditar em todos, e que é difícil manter uma medida sábia nas nossas palavras