Mestre Eckhart – Vi sobre o Monte Sião 6

  1. Um mestre pagão considera as criaturas como sendo semelhantes a Deus.
  2. A Escritura diz que nós devemos tornar-nos semelhantes a Deus.
  3. «Semelhantes» é mau e enganador.
  4. Se me torno semelhante a um homem, e se eu encontro um homem que é semelhante a mim, esse homem comporta-se como se fosse eu, ele não o é, e ele engana.
  5. Mais do que uma coisa, se parece com uma outra coisa; ela mente, e não é a outra coisa.
  6. Da mesma forma, todas as coisas são dadas como sendo semelhantes a Deus, e elas todas mentem, porque elas não são semelhantes a ele.
  7. A Escritura diz que nós devemos ser semelhantes a Deus.
  8. Ora, um mestre pagão, que chegou a esse pensamento pelos seus conhecimentos naturais, diz que Deus consegue tolerar tão pouco a semelhança quanto pouco consegue tolerar o não ser Deus.
  9. «Semelhança» é qualquer coisa que não está em Deus; há uma unidade na Divindade e na eternidade; para além disso: a semelhança não é o Um.
  10. Se eu fosse o um, eu não seria semelhante.
  11. A unidade não contém nada de estrangeiro.
  12. Há, para mim, unidade na eternidade, não semelhança.1

Notas

  1. O desenvolvimento que se segue não apresenta nenhuma ambiguidade: não é semelhança que pode existir entre Deus e o ser humano, mas imagem e similitude, por um lado, identidade e unidade, por outro lado, o que evidentemente reteve a crítica dos juízes. Eckhart respondeu citando Santo Agostinho, Séneca e Cícero. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Vi sobre o Monte Sião 6