Mestre Eckhart – Quem me está a ouvir 9

  1. O ser humano que está assim estabelecido no amor de Deus tem que estar morto para si mesmo e para todas as coisas criadas, de modo que não preste mais atenção a si mesmo do que àquele que está a mais de mil léguas.
  2. Esse ser humano permanece na igualdade, permanece na unidade e permanece totalmente igual; não há nele nenhuma desigualdade.
  3. Esse ser humano tem que ter renunciado a si mesmo e ter renunciado a todo este mundo.
  4. Se houvesse um ser humano a quem pertencesse todo este mundo, e se ele renunciasse a ele, por Deus, tão intacto quanto o tenha recebido, Nosso Senhor devolver-lhe-ia todo este mundo e, além disso, a vida eterna.
  5. E se um outro ser humano, não tendo nada para além duma boa vontade, pensasse: «Senhor, se este mundo fosse meu, e se eu tivesse ainda outro mundo, e ainda mais outro - seriam três - e se este ser humano tivesse este desejo: «Senhor, eu quero renunciar a eles e a mim mesmo, tão intactos quanto eu os recebi de vós», Deus daria a este ser humano igualmente como se ele tivesse dado tudo com as suas próprias mãos.
  6. Um outro ser humano que não tivesse absolutamente nada de corporal nem de espiritual que pudesse renunciar ou dar, seria o que teria renunciado mais.
  7. A quem renunciasse absolutamente, mesmo que por um instante, tudo seria dado.
  8. E se um ser humano tivesse renunciado a si mesmo durante vinte anos, e se depois retomasse, mesmo que por um instante, nunca se teria ainda renunciado a si mesmo.
  9. O ser humano que renunciou, que renunciou a si mesmo, e que nunca mais olha nem por um momento para o que renunciou e permanece constante, impassível em si mesmo e imutável - somente esse ser humano renunciou a si mesmo.1
  10. Que Deus e a Sabedoria Eterna nos ajudem a permanecer tão constantes e imutáveis como o Pai Eterno. Amém.2

Notas

  1. Para terminar, Eckhart fala novamente da necessidade de se deixar a si mesmo e a todas as coisas, quer se fosse o mundo inteiro, quer se fossem três mundos. No entanto, se o ser humano não tem nada para dar, é, aos olhos de Deus, como se realmente tivesse realizado esse ato de desprendimento, como se ele se tivesse realmente abandonado, renunciado, «deixado» a si mesmo. Para a consolação dos pobres e dos fracos, Deus não lhes pede, pela boca do seu intérprete, senão a boa vontade deles.
    Somente para este sermão, as proposições acusadas em Colónia somam dezesseis. Mas nenhum foi retida diretamente na Bula. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 119-124. [  ]
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