Mestre Eckhart – Quem me está a ouvir 9
- O ser humano que está assim estabelecido no amor de Deus tem que estar morto para si mesmo e para todas as coisas criadas, de modo que não preste mais atenção a si mesmo do que àquele que está a mais de mil léguas.
- Esse ser humano permanece na igualdade, permanece na unidade e permanece totalmente igual; não há nele nenhuma desigualdade.
- Esse ser humano tem que ter renunciado a si mesmo e ter renunciado a todo este mundo.
- Se houvesse um ser humano a quem pertencesse todo este mundo, e se ele renunciasse a ele, por Deus, tão intacto quanto o tenha recebido, Nosso Senhor devolver-lhe-ia todo este mundo e, além disso, a vida eterna.
- E se um outro ser humano, não tendo nada para além duma boa vontade, pensasse: «Senhor, se este mundo fosse meu, e se eu tivesse ainda outro mundo, e ainda mais outro - seriam três - e se este ser humano tivesse este desejo: «Senhor, eu quero renunciar a eles e a mim mesmo, tão intactos quanto eu os recebi de vós», Deus daria a este ser humano igualmente como se ele tivesse dado tudo com as suas próprias mãos.
- Um outro ser humano que não tivesse absolutamente nada de corporal nem de espiritual que pudesse renunciar ou dar, seria o que teria renunciado mais.
- A quem renunciasse absolutamente, mesmo que por um instante, tudo seria dado.
- E se um ser humano tivesse renunciado a si mesmo durante vinte anos, e se depois retomasse, mesmo que por um instante, nunca se teria ainda renunciado a si mesmo.
- O ser humano que renunciou, que renunciou a si mesmo, e que nunca mais olha nem por um momento para o que renunciou e permanece constante, impassível em si mesmo e imutável - somente esse ser humano renunciou a si mesmo.1
- Que Deus e a Sabedoria Eterna nos ajudem a permanecer tão constantes e imutáveis como o Pai Eterno. Amém.2
Notas
- Para terminar, Eckhart fala novamente da necessidade de se deixar a si mesmo e a todas as coisas, quer se fosse o mundo inteiro, quer se fossem três mundos. No entanto, se o ser humano não tem nada para dar, é, aos olhos de Deus, como se realmente tivesse realizado esse ato de desprendimento, como se ele se tivesse realmente abandonado, renunciado, «deixado» a si mesmo. Para a consolação dos pobres e dos fracos, Deus não lhes pede, pela boca do seu intérprete, senão a boa vontade deles.
Somente para este sermão, as proposições acusadas em Colónia somam dezesseis. Mas nenhum foi retida diretamente na Bula. [ ↑ ] - Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 119-124. [ ↑ ]
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