Mestre Eckhart – Nos seus dias agradou a Deus 8

  1. Ora, um evangelista escreve: «Este é o meu Filho bem amado, no qual eu me deleito.»
  2. Ora, ainda outro evangelista escreve: «Este é o meu Filho bem amado no qual todas as coisas me agradam.» E o terceiro evangelista escreve: «Este é o meu Filho bem amado no qual me comprazo a mim próprio».1
  3. Tudo o que agrada a Deus agrada-lhe no seu Filho único; tudo o que Deus ama, ama-o no seu Filho único.
  4. Ora o ser humano deve viver de tal maneira que seja um com o Filho único e que seja o Filho único.
  5. Entre o Filho único e a alma, não há distinção.
  6. Entre o servo e o patrão, nunca é o mesmo amor.
  7. Todo o tempo que sou servo, estou muito longe do Filho único e sou diferente dele.
  8. Se eu quisesse ver Deus com os meus olhos, os olhos com os quais vejo as cores, estaria absolutamente errado, porque esta visão é temporal, e tudo o que é temporal está longe de Deus e é estrangeiro a ele.
  9. Se considerarmos o tempo e se o considerarmos mesmo na sua forma mais reduzida, «agora», é, no entanto, ainda tempo que permanece em si mesmo.
  10. Todo o tempo que o ser humano tem tempo e espaço, e número, e multiplicidade, e quantidade, ele não é como deveria ser e Deus é distante e estrangeiro para ele.
  11. É por isso que Nosso Senhor diz: «Quem se quiser tornar em meu discípulo deve deixar-se a si mesmo.»
  12. Ninguém pode ouvir a minha palavra, nem o meu ensino, se não se deixou a si próprio.
  13. Todas as criaturas não são nada em si mesmas.
  14. É por isso que eu disse: deixem o nada e agarrem um ser perfeito em quem a vontade é justa.
  15. Aquele que deixou completamente a sua vontade saboreia o meu ensino e ouve a minha palavra.
  16. Ora um mestre diz que todas as criaturas recebem o seu ser diretamente de Deus, é por isso que corresponde à natureza verdadeira das criaturas que elas amem a Deus mais do que a si mesmas.
  17. Se o espírito conhecesse o seu puro desprendimento, não poderia ter mais nenhuma inclinação para nenhuma coisa; seria forçado a manter-se no seu puro desprendimento.
  18. É por isso que está dito: «Ele agradou-lhe nos seus dias.

Notas

  1. Marcos 1,11; Lucas 3,22; Mateus 3,17. Como costuma fazer frequentemente, Eckhart traduz livremente os textos da Escritura. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nos seus dias agradou a Deus 8