Mestre Eckhart – Nos seus dias agradou a Deus 7

  1. Ora, o ser humano deve ser tal como quando vive nas virtudes, porque há oito dias eu disse que as virtudes estão no coração de Deus.
  2. Aquele que vive na virtude, e opera na virtude, é tal como deve ser.
  3. Aquele que não busca em nada o seu bem próprio, nem em Deus, nem nas criaturas, reside em Deus e Deus reside nele.
  4. Para um tal ser humano é uma alegria deixar, e desprezar, todas as coisas, e é uma alegria realizar todas as coisas até ao seu ponto mais elevado.
  5. São João diz: Deus caritas est, Deus é amor.
  6. Deus é o amor, e o amor é Deus, «e aquele que reside no amor reside em Deus e Deus reside nele».
  7. Aquele que reside em Deus estabeleceu-se numa boa residência, é um herdeiro de Deus, e aquele no qual Deus reside tem companheiros dignos junto dele.
  8. Ora um mestre diz que Deus dá à alma um dom pelo qual a alma é movida para as coisas interiores.
  9. Um mestre diz que a alma é diretamente tocada pelo Espírito Santo, porque no amor onde Deus se ama a si próprio, nesse amor ele ama-se, e a alma ama a Deus nesse mesmo amor em que ele se ama a si próprio; se esse amor não existisse, no qual Deus ama a alma, não haveria Espírito Santo.
  10. É num ardor e numa expansão do Espírito Santo que a alma ama a Deus.1

Notas

  1. Depois de ter insistido novamente na necessidade do desapego, o pregador desenvolve o texto de São João: Deus caritas est, um verdadeiro cântico teológico no qual as palavras «amor» e «amar» se repetem constantemente. Parece que Mestre Eckhart procura, mas não consegue encontrar, expressões suficientes para traduzir a intensidade recíproca desse amor. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nos seus dias agradou a Deus 7