Mestre Eckhart – Nos seus dias agradou a Deus 3

  1. São Felipe diz: «Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta.»
  2. Ora ninguém vem ao Pai senão pelo Filho.
  3. Quem vê o Pai vê o Filho, e o Espírito Santo é o seu amor recíproco.
  4. A alma é tão simples em si mesma que nunca pode ter presente senão uma imagem.
  5. Quando ela percebe a imagem da pedra, ela não percebe a imagem do anjo, e quando ela percebe a imagem do anjo, ela não percebe mais nenhuma outra, e essa mesma imagem que ela percebe, ela deve amá-la como sendo presente.
  6. Se ela percebesse mil anjos, seria o mesmo que dois anjos, e no entanto ela não perceberia mais do que um único.
  7. Ora o ser humano deve-se unificar em si próprio.
  8. São Paulo diz: «Agora, livres dos vossos pecados, vocês tornaram-se servos de Deus».
  9. O Filho único libertou-nos dos nossos pecados.
  10. Ora Nosso Senhor diz muito mais exatamente do que São Paulo: «Eu não vos chamei de servos, eu chamei-vos de meus amigos».
  11. «O servo não sabe qual é a vontade do seu senhor», mas o amigo sabe tudo o que sabe o seu amigo.
  12. «Tudo o que eu aprendi do meu Pai, eu revelei-o a vocês», e tudo o que meu Pai sabe, eu sei, e tudo o que eu sei, vocês sabem, porque eu e o meu Pai temos um único Espírito.
  13. Ora, o ser humano que sabe tudo o que Deus sabe é um ser humano «que conhece Deus».
  14. Esse ser humano apreende Deus no seu ser próprio e na sua unidade própria e na sua própria presença e na sua própria verdade.
  15. Um tal ser humano é tal como ele deveria ser.
  16. Mas o ser humano que não tem nenhum hábito das coisas interiores não sabe o que é Deus.
  17. Assim como o ser humano que tem vinho na sua adega, e que não o bebeu nem o provou, não sabe que ele é bom.
  18. Também é assim com as pessoas que vivem na ignorância: elas não sabem o que é Deus e parece-lhes e imaginam que vivem: um tal saber não vem de Deus.
  19. O ser humano tem que ter um conhecimento puro e claro da verdade divina.
  20. O ser humano que, em todas as suas obras, tem uma intenção reta, nele o princípio da sua intenção é Deus, e a culminação da sua intenção é Deus ele próprio; é a natureza divina pura e o seu termo está na natureza divina em si próprio.1

Notas

  1. Não sendo mais servos, mas amigos, agora sabemos tudo o que Deus sabe, transmitido por Jesus Cristo, como diz o Evangelho. O ser humano que exercita o seu olhar interior vê Deus em si próprio. No ser humano liberto do criado, Deus não vem, ele está neste ser humano na sua essência. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nos seus dias agradou a Deus 3