Imitação de Cristo - 3.41. Do desprezo por todas as honras do tempo

  1. Cristo: Meu filho, não invejes os outros, se os vês honrados e exaltados, enquanto tu és desprezado e humilhado.
  2. Eleva o teu coração ao céu para mim, e não te lamentarás por seres desprezado pelos seres humanos na terra.
  3. Alma: Senhor, estamos cegos, e a vaidade seduz-nos rapidamente.
  4. Se eu me considero com atenção, reconheço que nenhuma criatura jamais me fez injustiça e que, portanto, não tenho motivos para reclamar de vós.
  5. Depois de vos ter ofendido tanto, e tão gravemente, é justo que todas as criaturas se armem contra mim.
  6. A vergonha e o desprezo, eis portanto o que me é devido; e a vós o louvor, a honra e a glória.
  7. E, se eu não me dispuser a sofrer com alegria, e até desejar ser desprezado, abandonado por todas as criaturas, e valer nada, não poderei nem possuir dentro de mim uma paz sólida, nem receber a luz espiritual, nem estar perfeitamente unido a vós.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.41. Do desprezo por todas as honras do tempo