Imitação de Cristo - 3.42. Que a nossa paz não dependa das pessoas

  1. Cristo: Se fazes depender a tua paz de qualquer pessoa, por causa do hábito de viver com ela, e da conformidade dos vossos sentimentos, tu terás inquietação e perturbação.
  2. Mas se buscares o teu apoio na verdade imutável e sempre viva, não ficarás sobrecarregado de tristeza quando um amigo se afastar ou morrer.
  3. Toda amizade deve ser fundada em mim; e é para mim que deves amar todos aqueles que te parecem amáveis e que te são mais caros nesta vida.
  4. Sem mim, a amizade é estéril e dura pouco, e toda afeição da qual eu não sou o vínculo não é nem verdadeira nem pura.
  5. Tu deves estar morto para todas essas afeições humanas, até desejares, se possível, não teres nenhumas relações com as pessoas.
  6. Quanto mais o ser humano se afasta das consolações da terra, tanto mais se aproxima de Deus.
  7. E ele eleva-se tanto mais para Deus quanto mais se aprofunda em si mesmo, e quanto mais vil se considera aos seus próprios olhos.
  8. Aquele que atribui algum bem a si mesmo, impede que a graça de Deus desça sobre ele, porque a graça do Espírito Santo busca sempre os corações humildes.
  9. Se souberes aniquilar-te perfeitamente, e banir do teu coração todo o amor pelas criaturas, então, indo até ti, eu te inundarei com a minha graça.
  10. Quando tu olhas para as criaturas, perdes de vista o Criador.
  11. Aprende a vencer-te em tudo por causa dele, e então poderás chegar a conhecê-lo.
  12. O mais pequeno objeto desejado, amado em excesso, suja a alma e separa-a do supremo bem.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.42. Que a nossa paz não dependa das pessoas