Imitação de Cristo - 3.40. Que o ser humano não tem nada de bom em si mesmo, e não se pode glorificar de nada

  1. Alma: Senhor, «que é o ser humano para que dele vos lembreis»?
  2. Ou «que é o filho do ser humano para que o visiteis?» (Salmos 8, 4).
  3. Como é que o ser humano conseguiu merecer a vossa graça?
  4. De quê, Senhor, posso reclamar, se me abandonais? E o que posso dizer se vós não fazeis o que vos peço?
  5. Certamente só posso pensar e dizer com verdade isto: Senhor, eu não sou nada, eu não posso nada por mim próprio, eu não tenho nada de bom, eu sinto a minha fraqueza em tudo, e tudo me inclina para o nada.
  6. Se vós não me ajudais e me fortaleceis interiormente, imediatamente caio na tibieza e no relaxe.
  7. «Mas vós, Senhor, vós sois sempre o mesmo» (Salmos 102(101), 27), e vós permaneceis eternamente bom, justo e santo, fazendo tudo com bondade, com justiça, com santidade, e dispondo tudo com sabedoria.
  8. Por mim, que tenho mais inclinação para me afastar do bem do que para me aproximar dele, não permaneço muito tempo no mesmo estado, e mudo sete vezes por dia.
  9. No entanto, sou menos fraco logo que vós quereis, logo que vós estendeis uma mão auxiliadora para mim, porque vós podeis sozinho, sem a ajuda de ninguém, socorrer-me e fortalecer-me de tal forma que eu não esteja mais sujeito a todas essas mudanças, e que o meu coração se volte só para vós e em vós repouse para sempre.
  10. Se, portanto, eu soubesse rejeitar toda a consolação humana, quer para adquirir fervor, quer por causa da necessidade que me impele a buscar-vos, não encontrando ninguém que me console, então eu poderia esperar tudo da vossa graça, e regozijar-me de novo nas consolações que receberia de vós.
  11. Graças vos sejam prestadas, a vós de quem brota todo o bem que me acontece.
  12. Quanto a mim, diante de vós não sou mais que vaidade e nada, que uma pessoa inconstante e frágil.
  13. De que me posso então vangloriar? Como posso querer que me estimem? Poderia ser por causa do meu nada? mas o que poderia ser mais insensato?
  14. Certamente, a vanglória é a maior das vaidades e um mal terrível, porque nos afasta da verdadeira glória, e nos despoja da graça celeste.
  15. Porque, logo que o ser humano se deleita em si mesmo, começa a desagradar-vos; e quando aspira ao louvor humano, perde a verdadeira virtude.
  16. A verdadeira glória, e a santa alegria, é glorificarmo-nos em vós e não em nós; é regozijarmo-nos com a vossa grandeza e não com a nossa própria virtude; é não encontrarmos prazer em nenhuma criatura, exceto por vossa causa.
  17. Que o vosso nome seja louvado e não o meu; que as vossas obras sejam exaltadas e não as minhas; que o vosso nome seja bendito, e que nunca cheguem até mim os louvores das pessoas.
  18. Vós sois a minha glória e a alegria do meu coração.
  19. Em vós, eu me glorificarei; alegrar-me-ei sempre em vós e não em mim, «senão das minhas fraquezas» (2 Coríntios 12, 5).
  20. Que os judeus «busquem a glória que recebem uns dos outros»; para mim, buscarei apenas «a que vem somente de Deus» (João 5, 44).
  21. Porque toda a glória humana, toda a honra do tempo, toda a grandeza deste mundo, comparada à vossa glória eterna, é loucura e vaidade.
  22. Ó minha verdade, minha misericórdia, ó meu Deus! Trindade bem-aventurada! somente para vós o louvor, a honra, a glória, o poder para todo o sempre!
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.40. Que o ser humano não tem nada de bom em si mesmo, e não se pode glorificar de nada