Imitação de Cristo - 3.39. Que se deve evitar demasiada solicitude nos negócios

  1. Cristo: Meu filho, confia-me sempre os teus interesses; eu disporei deles segundo o que for melhor, no momento adequado.
  2. Aguarda o que eu ordenar, e encontrarás nisso uma grande vantagem.
  3. Alma: Senhor, envio tudo ao vosso cuidado com grande alegria, porque avanço muito pouco quando só tenho as minhas próprias luzes.
  4. Oh! que eu não me ocupasse tanto com o que me possa acontecer, mas que soubesse abandonar-me, sem hesitar, à vossa vontade.
  5. Cristo: Meu filho, muitas vezes o ser humano persegue com ardor uma coisa que deseja; logo que a obteve, começa a ficar desgostoso com ela, porque não há nada de duradouro nos seus afetos, e eles levam-no incessantemente de um objeto para outro.
  6. Portanto, não é pouca coisa renunciares a ti mesmo nas coisas mais pequenas.
  7. O verdadeiro progresso do ser humano é a abnegação de si próprio; e o ser humano que não se apega mais a si mesmo é livre e está em segurança.
  8. No entanto, o antigo inimigo, que se opõe a todo bem, não deixa de tentá-lo; lança-lhe emboscadas de noite e de dia, e tenta surpreendê-lo para fazê-lo cair nas suas armadilhas.
  9. Por causa disso, o Senhor diz: «Vigia e reza para não caires em tentação» (Mateus 26, 41).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.39. Que se deve evitar demasiada solicitude nos negócios