Imitação de Cristo - 3.26. Da liberdade do coração, que se adquire antes pela oração que pela leitura

  1. Alma: Senhor, é uma alta perfeição o nunca desviarmos o olhar do coração das coisas do céu, o passarmos pelo meio dos cuidados do mundo sem nos preocuparmos com nenhum cuidado, não por indolência, mas pelo privilégio duma alma livre, que nenhuma afeição desordenada prende à criatura.
  2. Eu vos conjuro, ó Deus de bondade! livrai-me dos cuidados desta vida, para que não retardem o meu percurso; das necessidades do corpo, para que a volúpia não me seduza; de tudo o que para e perturba a alma, para que a aflição não me quebre e me abata.
  3. Não falo das coisas que a vaidade humana procura com tanto ardor, mas daquelas misérias que, por consequência da maldição comum a todos os filhos de Adão, atormentam e oprimem a alma do vosso servo, impedindo-o de desfrutar tanto quanto gostaria da liberdade do espírito.
  4. Ó meu Deus! doçura inefável, transformai em amargura toda a consolação da carne, que me desvia do amor dos bens eternos, e que me atrai e me fascina com o encanto fatal do prazer presente.
  5. Que eu não seja, meu Deus, vencido pela carne e pelo sangue, enganado pelo mundo e pela sua glória que passa; que eu não sucumba aos truques do diabo.
  6. Dai-me força para resistir, paciência para sofrer, constância para perseverar.
  7. Dai-me, em vez de todas as consolações do mundo, a deliciosa unção do vosso espírito, e em vez do amor terrestre, enchei-me com o amor do vosso nome.
  8. O comer, o beber, o vestir, e as outras coisas necessárias para sustentar o corpo, são um fardo para a alma fervorosa.
  9. Fazei com que eu use esses alívios com moderação, e que não os procure com demasiado desejo.
  10. Rejeitá-los todos não é permitido, porque é preciso sustentar a natureza; mas a vossa lei santa proíbe que busquemos tudo que esteja além da necessidade e que só serve para lisonjear os sentidos; caso contrário, a carne revoltar-se-ia contra o espírito.
  11. Que a vossa mão, Senhor, me conduza entre esses dois extremos, para que, instruído por vós, eu me possa preservar de todo excesso.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.26. Da liberdade do coração, que se adquire antes pela oração que pela leitura