Imitação de Cristo - 3.25. No que consiste a verdadeira paz e o verdadeiro progresso da alma

  1. Cristo: Meu filho, eu disse: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz, e não vo-la dou como dá o mundo» (João 14, 27).
  2. Todos desejam a paz; mas nem todos buscam o que traz a paz verdadeira.
  3. A minha paz está com os que são mansos e humildes de coração.
  4. A tua paz estará numa grande paciência.
  5. Se tu me ouvires, e obedeceres à minha palavra, desfrutarás duma profunda paz.
  6. Alma: Senhor, o que devo fazer então?
  7. Cristo: Em todas as coisas, tem cuidado com o que fazes e com o que dizes. Não tenhas outra intenção senão agradar-me apenas a mim. Não desejes, não busques nada fora de mim.
  8. Não julgues precipitadamente as palavras ou as ações dos outros; não interfiras no que não for cometido aos teus cuidados; então, serás pouco ou raramente perturbado.
  9. Mas, nunca sentir nenhuma perturbação, não sentir nenhuma mágoa no coração, nenhum sofrimento corporal, isso não faz parte da vida presente; esse é o estado do repouso eterno.
  10. Portanto, não acredites que encontraste a verdadeira paz, quando não te acontecer nenhuma contrariedade; nem que tudo esteja bem, quando não sofreres a oposição de ninguém; nem que a tua felicidade seja perfeita, quando tudo suceder de acordo com os teus desejos.
  11. Cuida também para não conceberes uma ideia elevada de ti mesmo, e de imaginares que Deus te estima particularmente, se sentires o teu coração cheio duma piedade terna e suave; porque não é nisso que se reconhece aquele que ama verdadeiramente a virtude, nem é nisso que consiste o progresso do ser humano e da sua perfeição.
  12. Alma: Então em que consiste, Senhor?
  13. Cristo: Em te ofereceres de todo o coração à vontade divina; em não te buscares a ti mesmo em coisa alguma, nem pequena, nem grande, nem no tempo, nem na eternidade; para que, olhando com os mesmos olhos e pesando na mesma balança os bens e os males, tu me dês igualmente graças.
  14. E isso não é tudo; é preciso ainda que tu sejas tão firme, tão constante na esperança, que, privado interiormente de toda consolação, prepares o teu coração para provações mais duras, sem nunca te justificares, como se não merecesses sofrer tanto, mas, pelo contrário, reconheceres a minha justiça e louvares a minha santidade em tudo o que eu mando. Então, tu caminharás na via direita, na verdadeira via da paz, e poderás esperar confiadamente que «reverás o meu rosto na alegria» ( 33, 26).
  15. Se tu atingires um perfeito desprezo de ti próprio, eu digo-te, tu desfrutarás duma paz tão profunda quanto é possível nesta vida de exílio.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.25. No que consiste a verdadeira paz e o verdadeiro progresso da alma