Imitação de Cristo - 3.27. Que o amor-próprio é o maior obstáculo que impede alcançar o soberano bem

  1. Cristo: Meu filho, tu tens que te entregar completamente para possuíres tudo, e que nada em ti seja teu.
  2. Sabe que o amor próprio te prejudica mais que qualquer coisa no mundo.
  3. Apegamo-nos a cada coisa mais ou menos, segundo a natureza da afeição, do amor que temos por ela.
  4. Se o teu amor for puro, simples e bem regulado, tu não serás escravo de nenhuma coisa.
  5. Não desejes aquilo que tu não tens permissão para ter.
  6. Renuncia ao que ocupa demasiado a tua alma e a priva da sua liberdade.
  7. É estranho que tu não te abandones a mim do fundo do teu coração, com tudo o que podes desejar ou possuir.
  8. Por que te consomes com vã tristeza? Por que te afadigas com cuidados supérfluos?
  9. Permanece submisso à minha vontade e nada te poderá prejudicar.
  10. Se buscas isto ou aquilo, se queres estar aqui ou ali, sem outro objetivo senão satisfazer ou viver mais de acordo com a tua vontade, nunca terás descanso e nunca estarás livre de preocupações, porque em tudo encontrarás algo que te magoa, e em toda parte alguém que te contraria.
  11. Qual é a utilidade de possuir e acumular muitas coisas no exterior? O que importa, é desprezá-las e arrancá-las do coração.
  12. E não entendas isto apenas do dinheiro e das riquezas, mas também da busca das honras e do desejo dos vãos elogios, todas as coisas que passam com o mundo.
  13. Nenhum lugar é refúgio seguro se falta o espírito do fervor.
  14. Essa paz que se busca no exterior não durará se o coração estiver privado do seu verdadeiro apoio, isto é, se tu não te apoiares em mim.
  15. Tu mudarás, mas não serás melhor.
  16. Porque, levado pela ocasião que nascerá, tu encontrarás aquilo a que deverias ter fugido, e pior ainda.

Oração
para obter a pureza do coração e a sabedoria celeste

  1. Alma: Sustentai-me, Senhor, pela graça do Espírito Santo.
  2. Fortalecei-me interiormente com a vossa virtude, para que eu afaste do meu coração todas as solicitudes vãs que o atormentam, e que eu não me deixe levar pelo desejo de qualquer coisa quer preciosa quer desprezível.
  3. Mas antes que, apreciando todas as coisas como elas são, veja que elas passam e que eu também passarei com elas,
  4. Pois, «não há nada estável debaixo do sol» (Eclesiastes 1, 9); onde «tudo é vaidade e aflição do espírito» (Eclesiastes 1, 14 e 17).
  5. Oh! Quão sábio é aquele que julga assim!
  6. Dai-me, Senhor, a sabedoria celeste, para que eu aprenda a vos buscar e a vos encontrar, a vos saborear e a vos amar acima de tudo, e a considerar tudo o mais apenas pelo que é, segundo a ordem da vossa sabedoria.
  7. Dai-me prudência para me afastar daqueles que me lisonjeiam, e paciência para suportar aqueles que se levantam contra mim.
  8. Porque é uma grande sabedoria não nos deixarmos agitar por qualquer vento de palavras, e não darmos ouvidos aos pérfidos discursos dos bajuladores.
  9. É assim que avançamos com segurança na via por onde entramos.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.27. Que o amor-próprio é o maior obstáculo que impede alcançar o soberano bem