Imitação de Cristo - 3.24. Que não devemos investigar com curiosidade a conduta dos outros

  1. Cristo: Meu filho, reprime em ti a curiosidade, e não te preocupes com vãs solicitações.
  2. «O que te importa isto ou aquilo? Segue-me» (João 21, 22).
  3. O que tens a ver com o que este é, e como aquele fala ou age?
  4. Tu não tens que responder pelos outros; mas tens que responder por ti mesmo.
  5. Com o que é que te inquietas?
  6. Olha que eu conheço todos os seres humanos: vejo tudo o que acontece debaixo do sol; eu sei o que cada um é, o que pensa, o que quer, e para onde tendem os seus pontos de vista.
  7. É, portanto, a mim que tudo deve ser abandonado. Quanto a ti, fica em paz, e deixa aqueles que se agitam, agitarem-se tanto quanto quiserem.
  8. Tudo o que eles fizerem, tudo o que eles disserem, cairá sobre eles, porque eles não conseguem enganar-me.
  9. Não persigas aquela sombra a que chamam um grande nome; não desejes numerosas ligações, nem a amizade particular de nenhuma pessoa.
  10. Porque tudo isso dissipa o espírito, e escurece estranhamente o coração.
  11. Eu gostaria de te fazer ouvir as minhas palavras, e te revelar os meus segredos, se tu estivesses, quando eu vou até ti, sempre atento e pronto a abrir a porta do teu coração para mim.
  12. Pensa no futuro, vigia, reza sem cessar, e humilha-te em todas as coisas.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.24. Que não devemos investigar com curiosidade a conduta dos outros