Imitação de Cristo - 3.21. Que é preciso estabelecer repouso em Deus, em vez de todos os outros bens

  1. Alma: Em tudo, e acima de tudo, repousa-te em Deus, ó minha alma, porque ele é o repouso eterno dos santos.
  2. Amoroso e gentil Jesus, concedei-me que repouse em vós, mais que em todas as criaturas; mais que na saúde, na beleza, nas honras e na glória; mais que em todo poder e em toda dignidade; mais que na ciência, no espírito, na riqueza, nas artes; mais que nos prazeres e na alegria, na fama e no louvor, nas consolações e nas doçuras.
  3. Fazei com que eu vos prefira mais que a todas as esperanças e promessas; mais que a todo mérito e a todo desejo; mais mesmo que aos vossos dons e a todas as recompensas que vós me possais dar; mais que a alegria e que os arrebatamentos que a alma pode conceber e sentir; mais finalmente que os anjos e os arcanjos, e que todo o exército dos céus; mais que a todas as coisas visíveis e invisíveis, mais que a tudo o que não sois vós, ó meu Deus!
  4. Porque só vós sois infinitamente bom.
  5. Só vós sois altíssimo, só vós poderosíssimo.
  6. Só vós bastais, porque só vós possuís e vós tudo dais, só vós nos consolais com a vossa inexprimível doçura.
  7. Só vós sois toda beleza, todo amor; a vossa glória eleva-se acima de toda glória, a vossa grandeza acima de toda grandeza; a perfeição de todos os bens juntos está em vós, Senhor meu Deus, sempre lá estiveram, sempre lá estarão.
  8. Assim, tudo o que vós me dais a partir de vós, tudo o que vós me revelais sobre vós, tudo o que vós me prometeis é muito pouco e não é suficiente para mim, se eu não vos vejo, se eu não vos possuo totalmente.
  9. Porque o meu coração não consegue ter verdadeiro repouso, nem estar plenamente saciado, até que, elevando-se acima de todos os vossos dons e de todas as criaturas, repouse unicamente em vós.
  10. Terno esposo da minha alma, puro objeto do seu amor, ó meu Jesus, Rei de todas as criaturas! quem me livrará das minhas amarras, quem me dará asas para voar até vós e repousar em vós?
  11. Oh! quando estarei suficientemente livre da terra para ver, Senhor meu Deus, e para saborear quão doce sois?
  12. Quando estarei tão absorto em vós, tão imbuído do vosso amor, que eu já não me sinta eu próprio, e que eu já não viva a não ser por vós, nessa união inefável e acima dos sentidos, que nem todos conhecem?
  13. Por agora, só sei gemer, e carregar com dor a minha miséria.
  14. Porque, neste vale de lágrimas, há muitos males que me atormentam, me afligem, e cobrem a minha alma como uma nuvem.
  15. Frequentemente, cansam-me e retardam-me; apoderam-se de mim; param-me e, privando-me do livre acesso a vós, privam-me daqueles abraços deliciosos que gozam sempre e sem impedimentos os espíritos celestes.
  16. Que vós sejais tocado pelos meus suspiros e a minha desolação na terra!
  17. Ó Jesus, esplendor da glória eterna, consolador da alma exilada! a minha boca está muda diante de vós e o meu silêncio fala convosco.
  18. Quanto tempo demorará a vir o meu Senhor?
  19. Que ele venha a este pobre que é dele, e que lhe devolva a alegria. Que lhe estenda a mão para levantar um infeliz mergulhado na angústia.
  20. Vinde, vinde, porque sem vós, todos os dias, todas as horas passam na tristeza, porque só vós sois a minha alegria, e só vós podeis preencher o vazio do meu coração.
  21. Estou oprimido pela miséria, e como um prisioneiro carregado de ferros, até que, reanimado pela luz da vossa presença, vós me restituis a liberdade e lançais sobre mim um olhar de amor.
  22. Que outros busquem, em vez de vós, o que eles quiserem; por mim, nada me agrada, nem jamais me agradará, a não ser vós, ó meu Deus! minha esperança, minha salvação eterna!
  23. Não calarei, não deixarei de rezar até que a vossa graça retorne, e vós tenhais falado comigo interiormente.
  24. Cristo: Eis-me aqui, venho a ti porque me chamaste. As tuas lágrimas, e o desejo da tua alma, a dor do teu coração humilhado curvaram-me e trouxeram-me até ti.
  25. Alma: E eu disse: Senhor, eu chamei-vos e desejei desfrutar de vós, pronto a rejeitar por vós tudo o mais.
  26. E fostes vós quem primeiro me incitou a vos procurar.
  27. Bendito sejais, então, Senhor, por terdes usado desta bondade para com o vosso servo segundo a vossa infinita misericórdia.
  28. O que mais pode ele dizer-vos, e o que lhe resta, senão humilhar-se profundamente na vossa presença, cheio da memória do seu nada e da sua iniquidade?
  29. Pois não há nada como vós em tudo o que o céu e a terra têm de mais maravilhoso.
  30. As vossas obras são perfeitas, «os vossos julgamentos são verdadeiros» (Salmos 19(18), 9), e «o universo é governado pela vossa providência» (Sabedoria 14, 3).
  31. Portanto, louvor e glória para vós, ó sabedoria do Pai!
  32. Que a minha alma, que a minha boca, que todas as criaturas juntas, vos louvem e vos bendigam para sempre.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.21. Que é preciso estabelecer repouso em Deus, em vez de todos os outros bens