Imitação de Cristo - 3.19. Do sofrimento das injúrias e da verdadeira paciência

  1. Cristo: Porquê essas palavras, meu filho?
  2. Deixa de reclamar, e considera os meus sofrimentos e os dos santos.
  3. «Tu ainda não resististe até ao sangue» (Hebreus 12, 4).
  4. Aquilo que tu sofres é pouco comparado com o que sofreram tantos outros, que foram provados e exercitados com tentações tão fortes, com tribulações tão pesadas.
  5. Portanto, recorda ao teu espírito, as penas extremas dos outros, a fim de suportares pacificamente as mais leves.
  6. Porque, se elas não te parecerem leves, cuida para que isso não venha da tua impaciência.
  7. No entanto, grandes ou pequenas, esforça-te para sofrê-las pacientemente.
  8. Quanto mais tu estiveres disposto a sofrer, mais mostras sabedoria e adquires méritos. A firme resolução e o hábito do sofrimento tornarão o sofrimento menos difícil para ti.
  9. Não digas: Não consigo suportar aquilo de tal pessoa; são ofensas que não se conseguem suportar. Ela fez-me um grande mal, e culpa-me de coisas em que eu nunca pensei; mas, se viesse de outra pessoa, eu sofreria com menos dor, e como acharia que deveria sofrer.
  10. Esta conversa é um disparate; pois em vez de considerar a virtude da paciência e o que deve coroá-la, é olhar apenas para a injúria e para a pessoa de quem foi recebida.
  11. Não tem verdadeira paciência, quem quer sofrer apenas o que lhe agrada e de quem lhe agrada.
  12. A pessoa verdadeiramente paciente não examina quem a testa, se é seu superior, seu igual ou seu inferior, uma pessoa de bem ou uma má.
  13. Mas, indiferente às criaturas, ela recebe da mão de Deus, com gratidão e quantas vezes ele quer, tudo o que lhe acontece de contrário, e considera isso como um grande ganho.
  14. Porque Deus não deixará sem recompensa nenhuma dor, mesmo a mais ligeira, que sofremos por ele.
  15. Portanto, está pronto para o combate se quiseres alcançar a vitória.
  16. Não se pode obter a coroa da paciência sem combate; e recusar esse combate é recusar-se a ser coroado.
  17. Se tu desejas a coroa, combate corajosamente, sofre com paciência.
  18. Não se chega ao descanso sem trabalhar, nem sem combater à vitória.
  19. Alma: Senhor, que aquilo que parece impossível à natureza, se torne possível para mim pela vossa graça.
  20. Eu tenho, vós sabeis, pouca força para sofrer; a menor adversidade me derruba imediatamente.
  21. Fazei com que eu ame, com que eu deseje ser exercitado, afligido pelo vosso nome, porque sofrer injúrias e sofrer por vós é muito salutar para a minha alma.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.19. Do sofrimento das injúrias e da verdadeira paciência