Imitação de Cristo - 3.18. Que devemos sofrer com constância as misérias desta vida seguindo o exemplo de Jesus Cristo

  1. Cristo: Meu filho, desci do céu para a tua salvação.
  2. Carreguei as tuas misérias, a fim de te formar pelo meu exemplo na paciência, e de te ensinar a suportar os males desta vida sem murmurar.
  3. Porque, desde a hora do meu nascimento até à minha morte na cruz, nunca estive sem dor.
  4. Vivi numa extrema indigência das coisas deste mundo; muitas vezes ouvi queixas contra mim; sofri com paciência as afrontas e os ultrajes; recolhi na terra, pelo bem que fiz, apenas ingratidão; pelos meus milagres, apenas blasfémias; pela minha doutrina, apenas censuras.
  5. Alma: Visto que mostrastes, Senhor, tanta paciência durante a vossa vida, cumprindo assim de maneira perfeita o que o vosso Pai vos pediu, é justo que eu, pobre pecador, sofra com paciência a minha miséria, segundo a vossa vontade, e que eu carregue, para a minha salvação, enquanto vós quiserdes, o peso desta vida corruptível.
  6. Porque, embora a vida presente seja cheia de dores, ela torna-se, pela vossa graça, uma fonte abundante de méritos, e o vosso exemplo, seguido pelos vossos santos, torna-a mais suportável e preciosa, mesmo para os fracos.
  7. Ela também está muito mais cheia de consolações do que na antiga lei, onde as portas do céu ainda estavam fechadas, onde o caminho para o céu parecia mais obscuro, e onde tão poucos se preocupavam em buscar o reino de Deus.
  8. Os próprios justos, aos quais a salvação estava reservada, só podiam entrar no reino celeste após a consumação dos vossos sofrimentos e o tributo sagrado da vossa morte.
  9. Oh! que graças vos devo eu prestar, por aquilo que vós vos terdes dignado mostrar-me a mim, e a todos os fiéis, a via direita e segura que conduz ao vosso reino eterno!
  10. Porque a vossa vida é a nossa via, e por uma santa paciência, nós caminhamos para vós, que sois a nossa coroa.
  11. Se vós não nos tivésseis precedido e instruído, quem pensaria em vos seguir?
  12. Ah! quantos ficariam para trás, e muito longe, se não tivessem diante dos olhos os vossos exemplos sagrados!
  13. Depois de tantos milagres e instruções, nós ainda somos mornos; o que seria se tantas luzes não nos guiassem os vossos passos!
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.18. Que devemos sofrer com constância as misérias desta vida seguindo o exemplo de Jesus Cristo