Imitação de Cristo - 3.17. Que devemos confiar a Deus o cuidado do que nos diz respeito

  1. Cristo: Meu filho, deixa-me agir contigo como eu quiser; porque eu sei o que é bom para ti.
  2. Os teus pensamentos são os dum ser humano e os teus sentimentos são, em muitas coisas, conformes com as inclinações do teu coração.
  3. Alma: É verdade, Senhor; vós cuidais muito melhor de mim do que eu sou capaz de cuidar de mim próprio.
  4. Está ameaçado de ter uma queda rápida, aquele que não se apoia apenas em vós.
  5. Desde que, Senhor, a minha vontade permaneça reta e que se estabeleça em vós, fazei comigo o que quiserdes, porque tudo o que fizerdes comigo só pode ser bom.
  6. Se vós quereis que eu esteja nas trevas, sede abençoado; e se vós quereis que eu esteja na luz, sede também abençoado.
  7. Se vós vos dignais consolar-me, sede abençoado.
  8. E se vós quereis que eu experimente tribulação, sede também sempre abençoado.
  9. Cristo: Meu filho, é assim que tu deves ser, se não te quiseres separar de mim.
  10. É preciso que tu estejas preparado tanto para o sofrimento quanto para a alegria.
  11. Tão pronto para a miséria e a pobreza, quanto para a riqueza e a abundância.
  12. Alma: Senhor, de bom grado sofrerei por vós o que quereis que me aconteça.
  13. Quero receber indiferentemente da vossa mão, o bem e o mal, as doçuras e as amarguras, a alegria e a tristeza, e agradecer-vos por tudo o que me acontecer.
  14. Preservai-me para sempre de todo pecado, e eu não temerei nem a morte nem o inferno.
  15. Desde que vós não me rejeiteis, e que vós não me apagueis do livro da vida, nenhuma tribulação me pode prejudicar.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.17. Que devemos confiar a Deus o cuidado do que nos diz respeito