Imitação de Cristo - 3.16. Que a verdadeira consolação deve ser buscada somente em Deus

  1. Alma: Tudo o que posso desejar ou imaginar para a minha consolação, não o espero aqui, mas no futuro.
  2. Mesmo que só eu possuísse todos os bens do mundo, que só eu gozasse de todas as suas delícias, é certo que tudo isso não duraria muito tempo.
  3. Assim, minha alma, tu não consegues encontrar verdadeiro alívio e alegria pura senão em Deus, que consola os pobres e eleva os humildes.
  4. Espera um pouco, minha alma, espera pela sua divina promessa, e tu possuirás no céu todos os bens com abundância.
  5. Se tu buscares com muita avidez os bens presentes, perderás os bens eternos e celestes.
  6. Usa os temporais. mas deseja os eternos.
  7. Nenhum bem temporal te pode saciar, porque tu não foste criada para desfrutar deles.
  8. Mesmo que tu possuísses todos os bens criados, eles não conseguiriam tornar-te feliz, nem contente; em Deus, que tudo criou, somente nele está a tua felicidade e toda a tua satisfação.
  9. Felicidade, não tal como é imaginada e amada pelos amigos insensatos do mundo, mas tal como esperam os verdadeiros servos de Jesus Cristo, e tal como, algumas vezes, saboreiam antecipadamente as almas piedosas e os corações puros, «cuja conversação está no céu» (Filipenses 3, 20.
  10. Toda a consolação humana é vazia e dura pouco.
  11. A verdadeira, a doce consolação é aquela que a verdade faz sentir interiormente.
  12. O ser humano piedoso leva consigo Jesus, para todos os lugares, seu consolador, e diz-lhe:
  13. Senhor, ficai perto de mim em todos os momentos e em todos os lugares.
  14. Que o meu consolo seja ser voluntariamente privado de toda a consolação humana.
  15. E se a vossa consolação também me falta, que a vossa vontade, e esta justa prova, sejam uma consolação para mim, acima de todas as outras.
  16. Pois, vós «não ficais sempre irritado, e as vossas ameaças não serão eternas (Salmos 103(102), 9).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.16. Que a verdadeira consolação deve ser buscada somente em Deus