Imitação de Cristo - 3.15. Do que devemos ser e fazer quando qualquer desejo surge dentro de nós

  1. Cristo: Meu filho, diz em todas as coisas: Senhor, que assim seja, se o que vos proponho for da vossa vontade.
  2. Senhor, que seja feito em vosso nome, se for para vossa honra.
  3. Se vós virdes que é bom para mim, se vós julgais que é útil para mim, então dai-mo, para que eu possa usá-lo para a vossa glória.
  4. Mas se vós sabeis que isso me prejudicará ou que não servirá para a salvação da minha alma, afastai esse desejo de mim.
  5. Porque, nem todo o desejo é do Espírito Santo, mesmo quando parece bom e justo ao ser humano.
  6. É difícil discernir com certeza se é o espírito bom ou o mau que te faz desejar isto ou aquilo, ou mesmo o teu próprio espírito.
  7. No final, muitos foram iludidos, que a princípio pareciam ser guiados pelo espírito bom.
  8. Assim, o que quer que pareça desejável ao teu espírito, deves sempre desejá-lo e pedi-lo com grande humildade de coração, e sobretudo com uma total resignação, abandonando-te a mim sem reservas e dizendo:
  9. Senhor, vós sabeis o que é melhor; que isto ou aquilo se faça conforme vós desejais.
  10. Dai-me o que quiserdes, tanto quanto quiserdes, e quando quiserdes.
  11. Fazei comigo o que vos agradar, de acordo com o que vós sabeis ser bom, e para vossa maior glória.
  12. Colocai-me onde quiserdes e disponde absolutamente de mim em todas as coisas.
  13. Eu estou na vossa mão, virai-me e voltai a virar-me como quiserdes.
  14. Eis que estou pronto para servir-vos em tudo. Porque não desejo viver para mim, mas somente para vós. Ficaria feliz, se o conseguisse dignamente e perfeitamente.

Oração
para pedir a Deus a graça de realizar a sua vontade

  1. Alma: Concedei-me, ó bom Jesus! a vossa graça; «que ela esteja em mim, que ela opere comigo» (Sabedoria 9, 10) e que ela permaneça comigo até ao fim.
  2. Fazei com que eu deseje e queira sempre o que vos é mais agradável, e o que mais desejais.
  3. Que a vossa vontade seja a minha; e que a minha vontade siga sempre a vossa, e que nunca se desvie dela em nada.
  4. Que, unido a vós, eu não queira, nem possa querer, senão o que vós quereis; e que também seja assim daquilo que vós não desejais.
  5. Fazei com que eu morra para tudo o que é do mundo, e que goste de ser esquecido e desprezado pelo mundo, por vossa causa.
  6. Fazei com que eu repouse em vós acima de tudo o que se possa desejar, e que o meu coração só busque a sua paz em vós.
  7. Vós sois a verdadeira paz do coração, o seu único repouso; fora de vós, tudo pesa e inquieta.
  8. «Nessa paz», isto é, só em vós, eterno e soberano bem, «dormirei e repousarei!» (Salmos 4, 8). Que assim seja.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.15. Do que devemos ser e fazer quando qualquer desejo surge dentro de nós