Imitação de Cristo - 3.14. Que devemos considerar os julgamentos secretos de Deus para não nos orgulharmos do bem que fazemos

  1. Alma: Vós fazeis cair os vossos juízos sobre mim, Senhor, e todos os meus ossos estremecem de pavor, e a minha alma está num profundo terror.
  2. Paralisado, assustado, vejo que «nem os céus são puros aos vossos olhos» ( 15, 15).
  3. «Se até nos anjos achastes maldade» ( 4, 18), e não lhes perdoastes, o que será de mim?
  4. «As estrelas caíram do céu» (Apocalipse 6, 13); eu, poeira, o que posso esperar?
  5. Pessoas cujas obras parecem louváveis, caíram tão baixo quanto se pode cair.
  6. Vi aqueles que se alimentavam do pão dos anjos, deliciarem-se com a comida dos porcos.
  7. Portanto, não há santidade, Senhor, se vós retirais a vossa mão.
  8. Não há sabedoria que seja útil, se vós não a dirigis.
  9. Não há força que possa socorrer, se vós deixais de apoiá-la.
  10. Não há castidade assegurada, se vós não a defendeis.
  11. Não há vigilância que nos sirva, se vós não nos vigiais.
  12. Abandonados a nós próprios, afundamos nas ondas e perecemos.
  13. Vinde a nós, e nós nos levantaremos e viveremos.
  14. Porque cambaleamos, mas vós nos fortaleceis; somos mornos, mas vós nos inflamais.
  15. Oh! como devo ter pensamentos humildes e baixos sobre mim próprio!
  16. Como devo valorizar pouco o que parece ser bom em mim!
  17. Oh! como me devo baixar profundamente, Senhor, diante dos vossos julgamentos impenetráveis, nos quais me perco como num abismo, e vejo que não sou nada além de nada e um puro nada!
  18. Ó imenso peso! Ó mar sem margens, onde não encontro nada de mim, onde desapareço como um nada no meio de tudo!
  19. Onde, então, o orgulho se esconderá? onde, a confiança na sua própria virtude?
  20. Toda a vaidade se extingue, na profundidade dos vossos julgamentos sobre mim.
  21. O que é toda a carne diante de vós?
  22. «Pode, porventura, glorificar-se o barro diante daquele que o formou?» (Isaías 29, 16)
  23. Como é que alguém, cujo coração está verdadeiramente submetido a Deus, poderia encher-se de vãos louvores?
  24. O mundo inteiro não consegue inspirar orgulho naquele a quem a verdade submeteu ao seu império; nem nunca será movido pelos aplausos das pessoas, aquele cuja esperança está estabelecida em Deus.
  25. Porque aqueles que falam não são nada; desaparecerão com o som das suas palavras; mas a «verdade do Senhor permanece para sempre» (Salmos 117(116), 2).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.14. Que devemos considerar os julgamentos secretos de Deus para não nos orgulharmos do bem que fazemos