Imitação de Cristo - 3.13. Que devemos obedecer humildemente, seguindo o exemplo de Jesus Cristo

  1. Cristo: Meu filho, quem procura fugir da obediência foge da graça.
  2. E quem quer possuir algo sozinho perde o que é de todos.
  3. Quando alguém não se submete voluntária e com bom coração ao seu superior, é um sinal de que a carne ainda não está totalmente subjugada, mas que muitas vezes ela murmura e se revolta.
  4. Portanto, aprende a obedecer prontamente aos teus superiores se queres domar a tua carne.
  5. Porque o inimigo exterior é derrotado muito mais rapidamente quando a pessoa não tem guerra dentro de si.
  6. O inimigo mais terrível e perigoso para a tua alma, és tu, quando estás dividido dentro de ti próprio.
  7. Tens que aprender a desprezar-te sinceramente se queres triunfar sobre a carne e o sangue.
  8. O amor desordenado, que tu ainda tens por ti mesmo, é o que faz tu teres medo de te abandonares sem reservas à vontade dos outros.
  9. É, então, um esforço tão grande que tu, pó e nada, te submetas por amor a Deus, quando eu, o Todo-Poderoso, eu o Altíssimo, que fiz tudo do nada, humildemente me submeti ao ser humano por tua causa?
  10. Fiz-me o mais humilde e o último de todos para que a minha humildade te ensinasse a vencer o teu orgulho.
  11. Poeira, aprende a obedecer, aprende a te humilhares, terra e lodo, a te rebaixares sob os pés de todos.
  12. Aprende a quebrar a tua vontade e a não recusares nenhuma dependência.
  13. Inflama-te com zelo contra ti mesmo e não permitas que o mínimo orgulho viva em ti; mas faz-te tão pequeno e coloca-te tão baixo que todos possam andar por cima de ti e pisar-te como a lama das praças públicas.
  14. Filho do nada, do que te queixas?
  15. Pecador coberto de ignomínia, o que tens para responder, qualquer que seja a censura que te façam, tu que tantas vezes ofendeste a Deus, tantas vezes mereceste o inferno?
  16. Mas a minha bondade poupou-te porque a tua alma foi preciosa diante de mim; mas eu não te abandonei para que conheças o meu amor e que os meus benefícios nunca deixem de estar presentes no teu coração, para que estejas sempre pronto a submeter-te, a humilhar-te e a sofrer desprezo, e a ter paciência.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.13. Que devemos obedecer humildemente, seguindo o exemplo de Jesus Cristo